Usinas de beneficiamento de algodão serão utilizadas

Escrito por Redação ,
Os maiores produtores de mamona no Estado do Ceará são Monsenhor Tabosa, Parambu, Boa Viagem, Itatira, Pedra Branca e Campos Sales. Existe ainda a área de abrangência de cultivo que envolve a região da Ibiapaba, Sertão dos Inhamuns, Sertão Central, região do Jaguaribe e Cariri-Centro.

Para incrementar ainda mais o projeto de revitalização da cultura, o secretário da Agricultura e Pecuária, Carlos Matos, estuda a possibilidade de utilizar as 18 usinas existentes no Estado para extrair o biodiesel da semente da mamona.

O secretário afirmou que já existe um compromisso de compra por parte das empresas Enguia e CGE, para uso em termelétricas.

O projeto poderá ajudar as famílias carentes do Nordeste, onde a Eletobrás está implantando o Escuridão Zero, facilitando a vida de várias comunidades que buscam a obtenção de energia elétrica. “Será uma grande ajuda porque, na Amazônia, chega-se a trocar três litros de feijão por um litro de óleo diesel”, explica o pesquisador e detentor da patente do biodiesel no país Expedito Parente.