Maranguape inaugura Parque Ecológico Renato Braga

Escrito por Redação ,
Legenda: Prédio onde funciona a sede da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Maranguape, dotada de uma pequena biblioteca, salas de educação ambiental e de exposições
Foto: Divulgação
A Prefeitura Municipal de Maranguape inaugurou ontem, sábado, dia 29, o Parque Ecológico Professor Renato Braga, como parte das ações previstas da Agenda 21. O objetivo do Parque é oferecer à população a oportunidade de desfrutar da exuberante natureza de Maranguape com infra-estrutura para educação ambiental e lazer.

Nessa primeira fase, o Parque irá disponibilizar três prédios, onde funcionarão a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Local Sustentável (Semade), Núcleo de Meio Ambiente e a sede da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Maranguape, dotada de uma pequena biblioteca, sala de educação Ambiental e sala de exposições.

O terceiro prédio é um espaço multi-eventos, para reuniões, palestras, lançamentos e exposições. O projeto, do arquiteto Amando Costa, incluiu a recuperação completa das instalações e adaptação aos novos usos.

O Parque Ecológico fica no antigo posto de fomento do Ibama, numa área de 7,52 hectares, que foi cedido à Prefeitura, na Avenida Stênio gomes, s/n, na saída para Canindé.

HOMENAGEADO - O professor Raimundo Renato Almeida Braga dirigiu a Escola de Agronomia e foi vice-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC). dirigiu também o Serviço de Irrigação do Ministério da Agricultura e, no rio de Janeiro, a Secretaria da Escola Nacional de Agricultura. No Ceará, foi diretor-geral e secretário de Estado da Agricultura, deputado por duas legislaturas, além de secretário estadual da Fazenda.

Sócio fundador da Escola Cearense de Geografia e História, foi presidente do Instituto do Nordeste e da Sociedade Cearense de Agronomia. Escritor humanista, geógrafo e historiador, Renato Braga pertenceu às mais importantes associações culturais cearenses, entre as quais, destacam-se a Casa Juvenal Galeno, o Instituto do Ceará e a Academia Cearense de Letras.