Jóias de Quixeramobim brilham no mundo

Escrito por Redação ,
Legenda: Anel em citrino faz parta da coleção de jóias de Francisco Antônio Rabelo
Foto: Alex Pimentel

Quixeramobim. Os traços exclusivos da arte sertaneja são transformados em preciosas jóias que se espalham pelo mundo e ampliam as fronteiras do sucesso para o designer Francisco Antônio Rabelo. Ao investir seu dom na montagem da Ceará Designer — uma empresa especializada na produção artesanal de pingentes, colares, pulseiras, anéis e brincos, em pleno sertão cearense, há cinco anos — esse artista manual não imaginava que em pouco tempo estaria exportando o seu talento para a América do Norte e a Europa. O sucesso do trabalho se expande com o reconhecimento de uma seleta clientela da alta sociedade e até de astros do cenário de Hollywood.

São como as estrelas que os pendantes ou pingentes — pequenas peças em forma de gota, pendurados em colares de metal nobre — estão brilhando sertão afora. As pedras lapidadas encantam por sua beleza. Uma das mais belas, a ametista, é capaz de embriagar os olhos de quem a vê. “Os cortes e polimentos aperfeiçoados através de cursos técnicos a tornam ainda mais sedutora”, garante o designer.

Terra rica

A turmalina, água-marinha, o citrino, o berílio e outros minerais completam a diversificada coleção. Tudo é encontrado lá mesmo, na caatinga, em pleno coração geográfico do Ceará, sua terra natal, Quixeramobim. O artista faz questão de explorar a região à procura de seus tesouros. Diz que a aventura é interessante. O sol a pique, que para muitos é de causar desânimo e insolação, faz refletir na sua imaginação o brilho do mais opaco mineral rochoso.

A paisagem árida, repleta de mandacarus, xique-xiques, galhos secos, calangos e lagartos, mesmo na época de seca, se transforma numa agradável fonte de inspiração para suas criações e os negócios. Ao olhar para o horizonte, o empresário percebe que há mais territórios a serem conquistados.

Venezuela, Espanha e Portugal estão na rota empreendedora da Ceará Designer. Os maiores centros comerciais do País, São Paulo e Rio de Janeiro, já foram conquistados. Canadá, Estados Unidos, Alemanha e Holanda também se renderam às jóias de prata conjugadas com as exóticas pedras extraídas do solo rústico nordestino, acinzentado nesta época do ano. Conheceram a criatividade e a preciosidade do sertão cearense através de exposições. As peças, criadas manualmente, expõem exclusivas referências regionais que, aliadas ao fino acabamento, asseguram excelente lucro.

Sucesso

Rabelo não esconde a felicidade e nem o segredo da sua ascensão no mundo dos negócios. Simplicidade, determinação, perseverança, organização e o reconhecimento de quem tem bom gosto no contexto da moda. Ele explica que os caminhos para quem busca o sucesso sempre existiram. Estão por todo lugar. Na maioria das vezes, bem à nossa frente. Mas é preciso ter sensibilidade para enxergá-los.

Apoio

Em uma das oportunidades, encontrou algumas “jóias humanas” que o ajudaram a brilhar na vida. Rende sua gratidão à Renata Jereissati e à designer Maria Lúcia Barbosa. Foram elas que nortearam sua trilha para o sucesso.

Na trajetória de expansão do seu empreendimento, Rabelo também encontrou dois importantes aliados, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Incubadora Tecnológica do Instituto Centec (Intece). O Sebrae auxilia na exposição das jóias em feiras nacionais e internacionais e capacitação técnica, por meio do projeto Empretec. A Intece dá suporte empresarial à Ceará Designer, por meio de consultoria. Juntos, as duas instituições estimulam o crescimento da empresa e buscam a consolidação de seus negócios, orgulhosos por poderem colaborar com o artista, conhecido pela sua humildade e muita determinação.

ALEX PIMENTEL
Repórter