Igreja Católica institui nova paróquia no Ceará

Escrito por Redação ,
Católicos estão em festa hoje, com a criação de nova paróquia, que tem N. Sra. da Conceição com padroeira

Moraújo. Será criada hoje nesse município, a 284km de Fortaleza, na região norte do Estado, a Paróquia de número 316 do Estado do Ceará. A Área Pastoral de Moraújo vai se tornar paróquia, tendo como padroeira Nossa Senhora da Conceição. A celebração de criação será às 18h, começando com uma caminhada na entrada da cidade até a igreja de Nossa Senhora da Conceição, contando com a participação do bispo da Diocese de Sobral, dom Antônio Fernando Saburido, o prefeito de Moraújo, Jurandir Fonteles, padres da região e população em geral. No local será celebrada missa campal.

Com a criação desta nova paróquia sobe oficialmente para 39 paróquias no Ceará que tem a santa como padroeira, e sete somente na região norte do Estado. No Brasil são ao todo 576 paróquias.

A capela que hoje dará lugar a uma paróquia foi construída nos meados do ano de 1850. Erguida onde resistiu ao tempo, aquele templo religioso era antes de tudo um cruzeiro, depois uma capela construída de taipa, para mais tarde, quase um século depois, em 1940, dar lugar à igreja que hoje passará à paróquia. Dom Fernando Saburido nomeou o padre João Jesuíno, filho natural de Santana do Acaraú, e com mais de 15 anos de sacerdócio, para ser o pioneiro da evangelização e na organização da Igreja nessa terra, onde deverá cuidar da educação religiosa da comunidade católica moraujense, divulgando o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Para a católica Aparecida Freire, a criação da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Moraújo, é um acontecimento mais marcante e mais feliz da história desse povo que nutre, desde tempos remotos, a esperança de poder contar com um sacerdote entre eles. “Sonhamos com uma comunidade mais unida pela palavra salvífica, com um trabalho de evangelização intenso e produtivo, com uma assistência religiosa presente e firme, que desperte, que crie laços de amor fraterno, que faça expandir-se o respeito aos mandamentos do Pai, afastando o desamor, a descrença, o ódio, a desunião”, afirma a religiosa.

Para a primeira-dama da cidade, Fátima Fonteles, “a chegada da Paróquia poderá assim criar grupos espirituais de evangelização, nos aproximar mais da Igreja Católica. Para mim, como católica que sou, estou muito feliz e vivo uma expectativa muito grande na chegada desse momento”, descreve a primeira-dama.

Moradores destacam que a imagem hoje existente na igreja foi trazida do Estado do Rio de Janeiro pelo então frei Benício. “Ele como era uma pessoa muito ligada aos portugueses e com grande influência no Rio de Janeiro, conseguiu esta imagem de Nossa Senhora da Conceição, para a nossa capela. Acredito que chegou aqui de navio”, disse o frei José Walden, filho de Moraújo, e que hoje mora na cidade de Recife (PE). “Estou aqui na minha cidade para participar desta festa religiosa que ficará marcada na memória de todos os católicos que virão aqui na noite de hoje”, acrescentou. Na verdade, a festa promete ser mais um marco na história da Igreja Católica no Ceará, que expande sua área de atuação no Estado.

Católicos no Brasil

Quando Pedro Álvares Cabral “descobriu” o Brasil, conforme relata a história oficial, no ano de 1500, todo o território brasileiro ficou pertencendo à Arquidiocese de Lisboa, a qual fora fundada no século IV da era atual. Aos 10 de agosto de 1853 foi criada a Diocese de Fortaleza, por lei da Assembléia Geral e canonicamente erigida pela Bula “Pro Animorum Salute”, do papa Pio IX, datada a 6 de junho de 1854. Havia na nova Diocese 34 paróquias, um curato, 78 igrejas e 11 capelas. Seu primeiro bispo foi dom Luís Antônio dos Santos (1861-1881). O segundo bispo foi dom Joaquim José Vieira (1883-1912). Já o terceiro bispo foi dom Manoel da Silva Gomes (1912-1941).

Finalmente, após 61 anos, o papa Bento XV criou a Diocese de Sobral, no dia 10 de novembro de 1915, através da Bula “Catholicae Religionis Bonum”. Seu primeiro bispo foi dom José Tupynambá da Frota (1916-1959); o segundo foi dom José da Mota e Albuquerque (1961-1964); o terceiro foi d. Walfrido Teixeira Vieira (1965-1998); o quarto, d. Aldo di Cillo Pagotto (1998-2004); e o seu quinto bispo é dom Antônio Fernando Saburido, que tomou posse em 3 de julho de 2005.

SAIBA MAIS

Regiões episcopais

A Diocese de Sobral é composta por 31 paróquias e duas áreas pastorais, distribuídas em quatro regiões episcopais assim denominadas: Sede, Araras, Vale do Coreaú e Vale do Acaraú. Sua população é de 722.185 habitantes.

Sede

A região Sede compõe-se de sete paróquias, sendo cinco na cidade de Sobral: Sé, Patrocínio, N. Sra. de Fátima, Ressurreição e São Paulo Apóstolo; uma na zona rural (Aracatiaçu), e uma no município de Forquilha. Na região residem 17 padres.

Vale do Coreaú

A região episcopal Vale do Coreaú compõe-se de 11 paróquias: Coreaú, Massapê, Meruoca, Alcântaras, Mucambo, Frecheirinha, Martinópole, Senador Sá, Uruoca e agora Moraújo, e uma área pastoral, Pacujá. Nela residem 11 padres.

Araras

A região do Araras conta com oito paróquias: Cariré, Groaíras, Hidrolândia, Ipu, Reriutaba, Varjota, Catunda, Santa Quitéria e Pires Ferreira. Na Região residem 09 padres.

Vale do Acaraú

Já na região episcopal Vale do Acaraú tem oito Paróquias: Acaraú, Bela Cruz, Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Morrinhos e Santana do Acaraú e Aranaú. Na região residem nove padres.

WILASON GOMES
Colaborador

Mais informações:

Diocese de Sobral
Praça Coronel Quirino Rodrigues, 76, Centro
Zona norte
(88) 3611.3170