Crendices populares persistem na zona rural

Escrito por Redação ,
Legenda: Seguindo superstições ou não, o certo é que, na cidade do Crato, no Cariri, não faltará os produtos típicos da época da Semana Santa. Nas feiras do município, o feijão verde já e
Foto: Antônio Vicelmo

O jejum e a abstinência são conselhos da igreja e prescritos pelo Direito Canônico

Crato. No meio rural ainda persistem algumas crendices. Na Sexta-Feira Santa a maioria dos agricultores não tomará banho, fará abstinência de sexo e nenhum tipo de negócio será realizado. O agricultor Fernando Maia diz que se Jesus Cristo sofreu nestes dias, não há motivos para dar alegria à carne. “É tempo de penitência”, afirma.

O desempregado João Liberalino garante que não vai ficar incomodado em passar três dias sem banho e cita o exemplo de um vizinho, que quebrou esta regra e foi “castigado”. “A mulher dele resolveu tomar banho numa Quarta-Feira de Trevas”. Segundo ele o resultado foi que ela ficou entrevada e ele teve que vender um cavalo para pagar o tratamento da esposa. “É uma tradição que vem passando de pai para filho, que deve ser obedecida”, ressalta.

Já o borracheiro Cícero Antônio Fidelis, residente na vila São Bento, zona rural do Crato, considera a Sexta-Feira da Paixão a data mais sagrada do calendário religioso. Segundo ele, neste dia ninguém pega em facão. Comprar ou vender também é proibido, “pois os negociantes correm o risco de vender o próprio filho de Deus”. E complementa: “Se a pessoa tomar banho na quarta-feira fica entrevado. Se tomar na quinta, a pele pode cair, e na sexta-feira fica todo aleijado”.

Mas não é apenas na zona rural que este ritual acontece. Muitas famílias residentes na periferia das cidades do Cariri acreditam no misticismo em torno da Semana Santa. O motorista e mecânico Expedito Vieira é um dos que cumprem à risca quando o assunto é sexo. “Começo a abstinência sexual logo na quarta. Na sexta nem pensar. Posso ficar impotente. Agora, quando chega o Sábado de Aleluia, faço a festa”. As crendices têm fundamento. O jejum e a abstinência fazem parte da recomendação da Igreja Católica e é prescrito pelo Direito Canônico.

Cânone

De acordo com o cânone 1249, “todos os fiéis, cada um a seu modo, por lei divina, têm obrigação de fazer penitência; para que todos se unam entre si em alguma observância comum de penitência, prescrevem-se os dias de penitência em que os fiéis de modo especial se dediquem à oração, exercitem obras de piedade e de caridade, se abneguem a si mesmos, cumprindo mais fielmente as próprias obrigações e, sobretudo, observando o jejum e a abstinência, segundo as normas dos Cânones...”.

O que não se pode fazer na Semana Santa?

  • Cícero Antônio Fidelis, Borracheiro - Na Sexta-Feira da Paixão ninguém pega em facão. Comprar ou vender também é proibido.
  • João Liberalino, Desempregado - Seguir certas crenças é uma tradição que vem passando de pai para filho e que deve ser obedecida.
  • Expedito Vieira, Motorista e mecânico - A abstinência sexual inicia na quarta. Na sexta não. Posso ficar impotente. Mas, no Sábado de Aleluia, faço a festa.