Carmelitas assumem paróquias

Escrito por Redação ,
Legenda: Bispo da Diocese de Iguatu, dom João Costa, com três frades carmelitas, que assumem duas paróquias em Icó, Alcebíades Filho, Antônio de Pádua e Júlio César, em Iguatu
Foto:
Os sacerdotes assumiram as paróquias de Nossa Senhora da Expectação e de N. Sra. do Rosário, em Icó

Icó. Depois de mais de um século ausentes, frades da Ordem dos Carmelitas estão de volta à região Centro-Sul para um trabalho religioso permanente de missões, educação dos fiéis na fé cristã católica, celebrações regulares e evangelização. Os sacerdotes vieram a convite do bispo da Diocese de Iguatu, dom João Costa, que também é carmelita, e assumiram as paróquias de Nossa Senhora da Expectação e de Nossa Senhora do Rosário, em Icó.

A posse dos novos sacerdotes foi realizada em missa solene celebrada, recentemente. O ato litúrgico foi presidido pelo bispo dom João Costa, e contou com a presença do bispo emérito, dom José Mauro Ramalho, do provincial da Ordem dos Carmelitas do Nordeste, padres da diocese, religiosos carmelitas de outras cidades e centenas de católicos da cidade.

Inicialmente, houve a acolhida de três novos sacerdotes na Igreja do Senhor do Bonfim e depois o grupo caminhou pelo centro histórico, no Largo do Thebérge, até a Igreja de São José, onde foi realizada a solenidade de posse dos frades Alcebíades Feitosa dos Santos Filho, que estava em Recife; Antônio de Pádua Neves, que servia em Carmópolis, em Sergipe; e Júlio César de Oliveira, de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco. O frei Rogério Severino de Lima, vice-provincial da Ordem dos Carmelitas no Nordeste e que, atualmente, trabalha em Moçambique, na África, deverá chegar em abril próximo.

O esforço do bispo dom João Costa, que assumiu a Diocese de Iguatu em abril de 2009, é ampliar o número de sacerdotes, que atualmente é reduzido. São 30 padres para 24 paróquias e duas áreas pastorais, mas alguns estão idosos e doentes. A prioridade foi para o Município de Icó, que possui duas paróquias, cerca de 70 mil habitantes e uma área territorial de 1.872 km quadrados.

"O nosso objetivo é ampliar o número de padres e a vinda desses religiosos vai enriquecer as atividades paroquiais, com qualidade para a Diocese", explicou dom João Costa. "Pretendemos trazer mais religiosos, de outras congregações, que já estamos em contato". Desde quando assumiu o bispado, esses são os primeiros sacerdotes não diocesanos a chegarem. Há também 21 seminaristas, sendo 16 concluindo a formação para serem ordenados.

O bispo dom João Costa lembrou que a catequese de índios ao longo do Rio Jaguaribe e a realização de missões populares no início do século XVIII, no Ceará, tiveram a participação dos carmelitas. Na Diocese de Iguatu há somente uma paróquia dedicada ao Carmelo, em Jucás. "A evangelização nessas terras, a partir de Icó, tem a vocação carmelita", destacou o fato histórico.

Após um período de ampla presença no Brasil, os carmelitas que sofreram perseguição de dom José I, rei de Portugal, por meio do marquês de Pombal, enfrentaram enormes dificuldades e uma forte crise se abateu sobre a Ordem. Somente com a refundação do Carmelo no Nordeste as missões populares foram retomadas e aos poucos estão ganhando espaço em Sergipe, Pernambuco e na Paraíba.

Os três novos frades mantêm expectativas semelhantes acerca do trabalho a ser realizado nas duas paróquias de Icó. "Viemos cheios de esperança e com enorme entusiasmo para começar nesta região o trabalho de evangelização, de missões e das celebrações regulares", frisou frei Alcebíades Filho. "Estamos ansiosos para conhecer as comunidades, o povo, manter esse contato, as novas amizades e obter a atenção dos fiéis".

Parceria

Frei Antônio de Pádua frisou que o trabalho será feito em parceria e em equipe, e busca reviver a espiritualidade carmelita, de devoção à Nossa Senhora do Carmo. "Não podemos mais pensar em divisão no sentido geográfico, territorial das paróquias, porque o trabalho da Igreja Católica é uno e todos são chamados a participar. Temos um desafio novo e temores que vamos enfrentar nessa nova missão". Nos próximos seis meses, os frades vão ouvir as comunidades, colher sugestões e buscar soluções para alguns obstáculos na expansão da fé católica.

MAIS INFORMAÇÕES

Paróquia de Nossa Senhora da Expectação - Município de Icó
Centro Histórico Largo do Thebérge
Telefone: (88) 3561. 1052

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER