Enem 2023: Inep libera 'espelhos' da redação para vista pedagógica; veja como consultar

As avaliações foram expostas por candidatos nas redes sociais nesta segunda-feira (18)

Escrito por Redação ,
Ceará teve quatro notas máximas na redação do Enem 2023
Legenda: Ceará teve quatro notas máximas na redação do Enem 2023
Foto: Shutterstock

Os "espelhos" da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 já estão disponíveis, nas redes sociais. O Diário do Nordeste verificou que os "espelhos" estão disponíveis na Página do Participante. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) também informou que os treineiros estão disponíveis para consulta.

"Com a vista pedagógica da redação, o participante terá a possibilidade de verificar a pontuação alcançada em cada uma das competências aferidas pelos avaliadores da prova de redação. O processo de avaliação das redações do Enem é supervisionado pelo Inep em todas as suas etapas e segue rigorosamente os critérios estabelecidos pelo edital do exame, de forma que os textos podem passar por até quatro avaliações para o cálculo da nota final", disse o Inep, em nota.

Veja também

Nesta etapa, chamada de vista pedagógica, os estudantes conseguem entender os critérios de correção e as notas que receberam em cada uma das cinco competências avaliadas no Enem. Eles podem ver os textos entregues por eles no dia da avaliação. 

Redação

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na redação, são avaliadas cinco competências apresentadas na matriz de referência. A nota máxima é de 1.000 pontos. Entre os fatores que podem levar à nota zero estão fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

Em 2023, 60 redações atingiram a nota máxima no Enem. Rio de Janeiro e São Paulo foram os estados com o maior número de notas 1.000 na redação, 7 em cada um. O tema foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

O Enem foi aplicado nos dias 5 e 12 de novembro do ano passado, para 2,7 milhões de pessoas. 

Treineiros

Os treineiros são aplicantes que estão fazendo o Enem como um teste. Mais de 637 mil dos 3,9 milhões de inscritos se enquadravam como treineiros. Desses, aproximadamente 620 mil eram estudantes do 1º ou 2º ano.

Cerca de 17 mil não cursavam ou não concluíram o ensino médio.

Assuntos Relacionados