Chuvas danificam estradas no Apodi e Sertão Central

Estradas vicinais pelas quais passa a produção agrícola estão deterioradas; as estaduais que escoam o cimento produzido na região também têm problemas. Agropecuaristas pedem do governo uma força tarefa

Legenda: As estradas vicinais da Chapada do Apodi e do Sertão Central do Ceará estão em condições precárias por causa das chuvas
Foto: Honório Barbosa / Diário do Nordeste

As pesadas chuvas que caíram nos últimos dias sobre a Chapada do Apodi, no Leste do Ceará, onde se implantou um polo industrial cimenteiro e onde se desenvolve um polo agrícola com foco na fruticultura, na cotonicultura e na sojicultura, danificaram gravemente a situação das rodovias que cortam a região, principalmente as vicinais.

Se as chuvas persistirem, e esta é a tendência, o quadro se agravará, prejudicando o transporte de tudo o que ali é produzido.
 
O governador Elmano de Freitas prometeu em junho do ano passado, na abertura da Pecnordeste, que mandaria restaurar e colocar em boas condições de tráfego não só as estradas que cruzam a Chapada do Apodi, mas também as utilizadas pelos pecuaristas do Sertão Central pelas quais é escoada a produção de leite bovino da região. Mas a promessa não foi cumprida.

O dono de uma grande fazenda que produz algodão e soja na geografia de Limoeiro do Norte, tomou a iniciativa de, por conta própria, terraplenar com piçarra um trecho de 7 quilômetros da estrada pela qual seus caminhões transportam sua produção. Esse trecho, já recuperado, estava quase intransitável.

“Tive de fazer isso para garantir o escoamento da nossa produção”, disse ele à coluna, demonstrando alegria porque sua providência está servindo, também, para os demais agricultores da Chapada do Apodi.

Por causa das chuvas, as estradas vicinais que cortam os municípios produtores de leite do Sertão Central estão também enfrentando problemas. Nas redes sociais, há vídeos mostrando o uso de tratores na tarefa de desatolar caminhões que transportam leite das fazendas para os postos de resfriamento, de onde são levados para a indústria de beneficiamento.

Pecuaristas ouvidos por esta coluna disseram que entendem as dificuldades financeiras que o governo estadual atravessa, mas renovaram o apelo no sentido de que a Superintendência de Obras Públicas (SOP) crie uma força tarefa para melhorar as condições de tráfego na Chapada do Apodi e no Sertão Central, onde as estradas estaduais, asfaltadas, também se deterioram por causa das chuvas, que, para alegria de todos, deverão continuar caindo sobre o interior do Ceará.

Veja também