Salmito Filho na China: a confidencialidade impõe o mistério

Líder mundial na fabricação de turbinas e pás eólicas e já produzindo hidrogênio verde e amônia, a multinacional chinesa Envision mantém entendimentos com o governo do Ceará. As duas partes não falam sobre investimentos

Legenda: Salmito Filho (no centro, de paletó e gravata) ao lado do vice-presidente da Envision, Mr. Yimin Lou (de camisa social) posam após reunião em Xangai
Foto: Divulgação

Elmano de Freitas descobriu muito rapidamente o caminho da China. E mais do que isto: descobriu onde estão as empresas que querem investir em projetos de interesse do Ceará, como o hidrogênio verde e as energias renováveis, principalmente a eólica, de cuja indústria de turbinas e pás os chineses são líderes mundiais. 

Uma das empresas com as quais o governador cearense conversou em sua recente viagem à China é a Envision Energy, maior do planeta na fabricação de turbinas e pás eólicas. 

As primeiras conversas de Elmano com os chineses foi positiva e otimista, tanto é que ele decidiu, por provocação dos asiáticos, enviar o secretário de Desenvolvimento Econômico Salmito Filho para conhecer algumas das maiores indústrias da Envision na Europa e na China. 

Mas uma cláusula de confidencialidade impede que o Governo do Ceará adiante qualquer detalhe sobre as tratativas que o s secretário Salmito Filho, está desenvolvendo na China, onde se encontra desde segunda-feira a convite da Envision Energy.

Esta coluna trocou mensagens, nesta quarta-feira, com o secretário Salmito Filho, que informou ter visitado hoje as unidades industriais da Envision na cidade de Chifeng, no entorno de Xangai, onde produz hidrogênio verde e amônia. Ontem, ele cumpriu agenda em Jiangyin, nas proximidades de Xangai, as fábricas de eletrolisadores (que separam as moléculas da água, produzindo hidrogênio) e de pás eólicas da Envision.

Amanhã, quinta-feira, 28, Salmito Filho – que está acompanhado seus secretários executivos de Indústria, Joaquim Rolim, e de Inovação, Fábio GFeijó – se deslocará, em trem de alta velocidade, de Xangai atné Pequim, onde embarcará para o seu de volta a Fortaleza. Sua chegada aqui está prevista para sábado. 

Numa das mensagens a esta coluna hoje, Salmito Filho disse:

“Nas reuniões, o vice-presidente Mr. Yimin Lou e os diretores da Envision ficaram muito felizes com a nossa visita e ficaram ainda mais felizes quando tiveram conhecimento de que viemos sob orientação do governador Elmano.

“Mr. Yimin Lou ficou impressionado com a apresentação que fizemos sobre as vantagens competitivas do Ceará para a geração de energias renováveis e H2V e sobre a logística competitiva do Estado. Ele pediu uma cópia da apresentação! E agradeceu muito ao governador Elmano por nos enviar com tais informações.

“Mas não podem anunciar ainda por compromisso de confidencialidade.”

Resumo: há grandes possibilidades de a chinesa Envision Energy investir no Ceará nas áreas em que ela atua – energia eólica, fábricas de turbinas e pás eólicas e indústria de produção de hidrogênio verde e amônia.

Veja também