Tecnologia invade o varejo do Ceará. E vem mais, diz CDL

Assis Cavalcante, presidente da Câmara de Dirigentes de Fortaleza, falou para empresários da campanha Amigos em Ação e transmitiu boas e novas notícias sobre o comércio varejista cearense

Legenda: Assis Cavalcante (D) e Germano Belchior (E) na reunião de hoje, 27, da Campanha Amigos em Ação
Foto: CDL Fortaleza / Divulgação

Cerca de 30 empresários cearenses de vários ramos da atividade econômica ouviram hoje, quarta-feira, 27, a notícia de que o comércio varejista já mudou no mundo desenvolvido e mudará, em pouco tempo, também aqui no Ceará. Para começar, a Tecnologia da Informação, que criou o código de barras, já desenvolveu e utiliza nos EUA microcâmeras que permitem a iteração do consumidor com o vendedor da loja física. É mais uma inovação para tornar melhores a tarefa de comprar e a satisfação de vender.

Quem transmitiu esta e outras notícias foi Assis Cavalcante, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, ao falar para um atento auditório que mensalmente se reúne na sede da Alessandro Belchior Imóveis sob o pálio da campanha Amigos em Ação.

Assis Cavalcante apresentou as chamadas “tendências do varejo” para os próximos anos, surpreendendo o grupo que o ouvia ao dizer que as novas tecnologias “vão direto ao ponto, dispensando a tradicional saudação de bom dia ou boa tarde”, uma vez que os hábitos do consumidor já estarão (no caso cearense, em algum tempo ainda) de posse do vendedor, facilitando a venda não só de um, mas de vários produtos. Isto já está acontecendo em várias cidades do mundo desenvolvido, ele disse.

O presidente da CDL apresentou alguns casos de sucesso, citando a rede Mercadinhos São Luiz como um exemplo de uso “dessas novas tecnologias que ajudam o varejo”, e acrescentou que os comerciantes cearenses são, pelo conjunto da obra, outro caso de êxito, tendo em vista que são protagonistas em um cenário que conta com a concorrência de grandes redes nacionais e estrangeiras. 

“Prova-se, mais uma vez, que o melhor do Ceará é o cearense”, afirmou Assis Cavalcante sob o estalar de dedos dos presentes – uma inédita e característica maneira que inventaram os alencarinos para aplaudir o orador ou o artista.

Também se referiu a “outro caso de sucesso”, que é a Brisanet, do empresário autodidata José Roberto Nogueira, hoje a maior empresa de telecom da região Nordeste.

“Eu fui a Pereiro e conheci a sede e as instalações da Brisanet. É uma empresa de Primeiro Mundo. O que de mais moderno existe na tecnologia das telecomunicações está presente na Brisanet. E mais: José Roberto e sua família estão investindo na produção de frutas e na industrialização do seu suco, produzindo polpa de frutas para o mercado interno brasileiro e para exportação”, contou o presidente da CDL.

Disse, ainda, que é um homem acostumado com a inflação e com a hiperinflação, tendo sofrido bastante quando os preços aumentavam até 85% ao mês. Hoje, ele se manifesta otimista com o cenário da economia, mas preocupado com a política fiscal do governo, que segue gastando mais do que arrecada, “e isto não dá certo nem na nossa casa”.

Durante sua fala, Assis Cavalcante agradeceu a presença de dois ex-prefeitos de Fortaleza, Luiz Marques e Antônio Cambraia, que “realizaram grandes administrações e saíram da Prefeitura com as mesmas mãos limpas com que entraram”. 

E destacou outra presença, a do varejista Valdemir Rolim, dono da rede de lojas Top Móveis e presidente do Instituto CDL de Cultura, responsável pelo Natal de Luz – o grande evento de fim de ano que a CDL Fortaleza promove no mês de dezembro, iluminando ruas, praças e monumentos desta capital.

“Eis aí um grande nome que me faria feliz se pudesse suceder-me na presidência da CDL”, disse Assis Cavalcante, cujo mandato só terminará em 2025.

No final, ele se declarou, um "rádiomaníaco", pois acorda e dorme ouvindo rádio, o meio de comunicação “que dará a notícia do fim do mundo, pois será mais rápido do que a tevê na transmissão desse evento”.

Veja também