Daniel Alves é xingado ao comparecer a tribunal de Barcelona: 'estuprador'

Esta é uma das medidas que o ex-lateral, de 40 anos, deve cumprir para prosseguir com sua liberdade provisória

Legenda: O ex-atleta chegou e deixou o Tribunal acompanhado da sua advogada, Inés Guardiola
Foto: LLUIS GENE / AFP

Uma cena que irá se repetir durante semanas aconteceu, pela primeira vez, nesta quinta-feira (28). O brasileiro Daniel Alves se apresentou ao Tribunal Superior de Justiça da Catalunha três dias após sair da prisão em liberdade provisória. Esta é uma das medidas que o ex-lateral, de 40 anos, deve cumprir para prosseguir com sua liberdade provisória enquanto os recursos são analisados pela Justiça espanhola.

Veja também

Ao chegar e deixar o local, o ex-atleta, que estava acompanhado da sua advogada, Inés Guardiola, foi alvo de xingamentos de pessoas que estavam do lado de fora do tribunal.

“Você tem muito dinheiro para estuprar, né?”, diz um homem ao brasileiro, que não esboça nenhuma reação. “Ei, Alves, se sente o maioral, não é mesmo? No Brasil te matam rápido, hein? Você é um put* estuprador”, disse outro homem enquanto Daniel deixava o tribunal.

A determinação da Justiça espanhola é que o ex-atleta se apresentasse toda sexta-feira, contudo o primeiro comparecimento ocorreu nesta quinta-feira (28) devido ao feriado de Sexta-Feira Santa. Como estipulado, dez comparecimentos equivalem a um dia de prisão cumprido, para efeitos de uma sentença condenatória definitiva.

AJUDA DE AMIGOS

Segundo o jornal catalão La Vanguardia, um grupo de amigos, incluindo um jogador em atividade, pagou, na última segunda-feira (25), a fiança de R$ 5,4 milhões de reais (1 milhão de euros). Ele passou 14 meses em prisão preventiva.

Nas últimas semanas, o canal mexicano TUDN, chegou a informar que o atacante holandês Memphis Depay, do Atlético de Madrid, faz parte do grupo que auxiliou o ex-lateral. Os dois jogaram juntos no Barcelona, na temporada 2021/22. Procurado pelo ge, o advogado de Depay negou a informação e a classificou como “fake news”.

As primeiras informações, vindas do La Vanguardia, diziam que o responsável pelo pagamento da fiança seria o pai de Neymar. Porém, o empresário negou o envolvimento. Segundo o jornal, o pai de Neymar teria recuado após a má repercussão que o assunto teve no Brasil.