Cachorro 'salsicha' pode ser banido da Alemanha; entenda

Segundo associação do país europeu, raças como beagle, terrier e schnauzer também poderiam ser afetadas

Escrito por Redação ,
Raça dachshund
Legenda: Cão da raça dachshund pode ser banido da Alemanha
Foto: Shutterstock

Cachorros da raça dachshund, conhecidos popularmente como "cães salsichas", podem ser banidos da Alemanha se um projeto de lei protocolado em fevereiro deste ano for aprovado, segundo afirma a Associação Alemã de Cães (VDH, na sigla em alemão), principal associação de criadores de cachorros do país europeu. As informações são do jornal O Globo e da CNN.

O projeto, que faz parte de uma reforma da legislação alemã de proteção animal, prevê que seja proibida a criação de cães com “anomalias do sistema esquelético”. A ideia é proibir a reprodução de raças propensas a alguns problemas, como as frequentes doenças de coluna observados em cães compridos e com pernas curtas.

"As características 'anomalias do sistema esquelético' listadas na lei poderiam ser interpretadas como uma proibição da reprodução de qualquer desvio significativo de tamanho [...] Este termo pode, por exemplo, ser atribuído ao comprimento das pernas de dachshunds e outras raças de cães pequenos", diz a associação, que cita ainda beagle, terrier e schnauzer como outras raças ameaçadas pela lei.

"O projeto lista várias características de doenças que podem levar à proibição da criação de cães saudáveis. Infelizmente, muitas das características mencionadas são vagas e ambíguas. Isso deixa muito espaço para interpretação, o que acarreta o risco de interpretações incorretas ou exageradas", diz a VDH em nota.

Veja também

Petição contra a lei

A VDH explicou ainda que a nova legislação pode provocar "grande incerteza jurídica" entre autoridades, criadores, veterinários e donos de cães. Por isso, eles anunciaram uma petição online contra a lei, que já conta com mais de 15 mil assinaturas.

A entidade ainda afirmou que “muitas das mudanças propostas, como a regulamentação do comércio online de animais ou a tomada de medidas contra o comércio ilegal de cachorros, fazem sentido”. Porém, "a lei contém requisitos que podem significar o fim de muitas raças de cães saudáveis ​​na Alemanha”, acrescentou.

Assuntos Relacionados