Exposição Paradisus na Caixa Cultural apresenta pinturas e infogravuras

O artista cearense Sérgio Helle mostra 46 trabalhos visuais e lança livro inspirado na mesma série; o evento de abertura acontece nesta terça (13)

Escrito por Felipe Gurgel , felipe.gurgel@diariodonordeste.com.br

O universo criativo do cratense Sérgio Helle já ganhou espaço pelo mundo. Inédita no Brasil, a exposição "Paradisus - uma reverência ao sagrado", de autoria dele, será aberta nesta terça (13), às 19h. Parte das obras - uma coleção de 36 pinturas e infogravuras - foi exposta antes em mostras individuais na Itália e em Portugal.

Em Fortaleza, a série permanecerá em cartaz até o dia 23 de dezembro, com acesso gratuito. A produção do acervo durou quatro anos. Na abertura, Sérgio vai aproveitar o espaço dos jardins da Caixa Cultural para expor 46 trabalhos. Na sequência, 36 obras permanecerão na parte interna do equipamento.

> Mostra solidária realiza leilão de obras de arte

O artista situa "Paradisus" como a maior mostra de uma série de 90 criações. Fora do Brasil, "cada exposição mostrava 24 obras. Embora sejam trabalhos muito grandes, aqui a mostra está bem maior", dimensiona. Na ocasião, também será lançado um livro sobre a temática. A "reverência ao sagrado", citação do subtítulo da mostra, se conecta à possibilidade do artista produzir em sintonia com a natureza, sem reproduzir objetivamente as paisagens naturais.

"O 'start' dessa série nasceu de uma observação de algo despercebido. Quando pensei em criar com a folha do torém (uma planta medicinal), lembrei que já fiz muita foto dela no Jardim Botânico (RJ), na Amazônia também. É uma árvore muito importante para o reflorestamento", detalha Sérgio Helle.

Transmutação

O artista observou o movimento de morte e renascimento das plantas. Da natureza que, quando morre, cria novos formatos. "E isso foi uma das coisas mais fortes que vi na floresta. A morte e a vida misturadas", recorda Helle, sobre sua viagem para a Floresta Amazônica.

Há dois meses, ele esteve no local, durante 10 dias, ao lado de 20 artistas do mundo inteiro. A viagem integrava o projeto Lab Verde, um programa de imersão artística para o desenvolvimento de conhecimento crítico a respeito da natureza e da ecologia. O resultado da imersão, com cada um dos artistas apresentando um trabalho, deve sair em um catálogo.

Origens

Sérgio desenvolveu uma obra a partir da pedra cariri. O material tem relação com a infância do artista, assegura. "Nasci no Crato (CE), uma região em que os fósseis da pedra Cariri eram muito comuns. Via isso quando eu era criança: as pessoas tinham fósseis em casa. Trago isso como um registro da vida que ficou (depois da morte)", reflete sobre a obra "Fósseis em tempo contrário".

Lançado também na abertura da exposição, o livro "Paradisus" reúne textos dos jornalistas Cláudia Albuquerque, Demitri Túlio, Izabel Gurgel, da curadora de artes visuais Lilian Fraiji e da escritora Tércia Montenegro. Cada autor interpreta um aspecto do percurso criado pelas produções visuais. Na segunda parte do livro, está documentada a viagem de Sérgio Helle pelo Lab Verde, na Amazônia. A publicação, organizada pela editora Lumiar, ainda traz fotos de Jarbas Oliveira e Bruno Zenardo. A edição é bilíngue, e foi traduzida, do português para o inglês, por Tânia Caldas.

Sérgio situa que o livro consolida o apelo da exposição e vislumbra outras produções a partir do material inspirado na viagem pela Amazônia. "Eu trouxe muito material de lá pra trabalhar. Fiquei com todo foco no livro e na exposição, mas guardando outras imagens. A própria publicação traz imagens, de forma crua, que só devo usar em futuros trabalhos", antecipa o artista. A mostra é um dos 244 projetos selecionados para a programação das sedes da Caixa Cultural em 2018.

Serviço
Paradisus - uma reverência ao sagrado
Abertura da exposição e lançamento do livro nesta terça (13), às 19h, na Caixa Cultural Fortaleza (Av. Pessoa Anta, 287, praia de iracema). A mostra estará em cartaz até o dia 23 de dezembro, de terça a sábado, das 10h às 20h; e domingo das 12h às 19h. Acesso gratuito. Contato: (85) 3453.2770

 

Assuntos Relacionados