VLT: Licitação permanece sem prazo determinado

Escrito por Redação ,

A licitação para a retomada das obras do ramal Parangaba-Mucuripe, a ser operada pelo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), foi retomada no último mês de abril e encontra-se em fase de habilitação. A Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), entretanto, afirmou, em nota, que não é possível precisar um prazo para que o processo se encerre.

> Canteiros da Linha Leste do Metrô estão vazios há meses

Nos dias 22, 23 e 24 de abril, foi realizado o novo processo licitatório na Comissão Central de Concorrências da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Dessa vez, a obra foi dividida em três lotes, ofertados mediante o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), no qual vencem as propostas que oferecem maiores percentuais de desconto sobre o valor fixado para os trabalhos e forem habilitadas em seguida nos quesitos financeiro, jurídico e trabalhista.

Propostas

As empresas participantes deverão agora entregar à Seinfra planilhas, cronogramas e demais documentos exigidos pelo edital de concorrência e, somente após a análise do material, serão anunciados os vencedores.

No dia 22 de abril, foram recebidas as propostas relativas ao trecho da passagem inferior da avenida Borges de Melo, no bairro de Vila União. A Construtora Petra Ltda, apresentou o maior percentual de desconto (17%), entre as demais concorrentes para a realização dos trabalhos. Os serviços desse primeiro trecho estão orçados em 26,8 milhões

No dia seguinte, foi a vez das proposições para os trabalhos relativos ao trecho Estação Borges de Melo à Estação Parangaba e Centro de Manutenção. Dentre as propostas, sobressaiu-se a do consórcio VLT-Fortaleza, formado pelas empresas AZVI do Brasil e Construtora e Incorporadora Squadro. No dia 24, a Seinfra recebeu as propostas para o trecho Estação Iate à Estação Borges de Melo, para o qual o consórcio VLT-Fortaleza também apresentou a melhor proposição.

Os recursos para as obras são financiados pela Caixa Econômica Federal e os trabalhos devem ficar prontos num prazo de 12 meses a partir da assinatura da Ordem de Serviço, com exceção para os serviços do terceiro trecho, com previsão de término em 18 meses.

Murilo Viana
Repórter

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.