VLT: 3 empresas são classificadas
Três empresas foram classificadas dentre pelo menos 15 interessados para a execução das obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) Parangaba-Mucuripe, informou a Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra-CE). O trecho entre as estações da Avenida Borges de Melo e Iate precisou de ser relicitado após o distrato com o consórcio antes responsável pela obra. As três licitações tem custo estimado em R$ 98 milhões e completam o percurso do VLT, que atravessa 22 bairros da Capital.
"A licitação I, que corresponde às obras de construção de quatro viadutos ferroviários, um elevado e duas pontes, recebeu propostas de seis empresas ou consórcios e teve como primeira classificada a empresa CG Construções LTDA. A licitação II, que corresponde à construção e conclusão de 6 estações e 3 passarelas, recebeu 9 propostas e teve como primeira classificada a Construtora Morais Vasconcelos LTDA. Já a licitação III, que corresponde às obras nas vias férreas e acessos, teve como classificado o consórcio formado pelas empresas CG Construções LTDA e Domo Construções LTDA - EPP", explica a Seinfra.
Em nota, a Secretaria ainda destaca que a interrupção do contrato com o consórcio não fez com que as obras do VLT ficassem paralisadas, tendo sido executados os trabalhos de "remoção de imóveis da faixa de domínio e remanejamento de redes das concessionárias de serviços públicos", entre outros.
Prazos
"Se todas as etapas correrem sem problemas, a Seinfra deve assinar os contratos ainda neste mês de agosto. A previsão é de que as obras sejam entregues no prazo de até um ano, a partir da assinatura da ordem de serviços", afirmou, também em nota, o coordenador de Transportes e Obras da Secretaria, André Pierre. Até terça-feira (22), as três empresas escolhidas - CG Construções, Construtora Morais Vasconcelos e o consórcio CG Construções/Domo Construções - devem entregar a documentação necessária à Secretaria.
A etapa seguinte é o encaminhamento das três licitações para a Procuradoria Geral do Estado (PGE), para a fase de homologação e adjudicação, "que ocorrem no âmbito da Comissão Central de Licitações". Encerrado totalmente o procedimento na PGE, caberá novamente à Seinfra elaborar e assinar o contrato com as empresas para que, então, as obras do VLT Parangaba-Mucuripe sejam retomadas.