Usina de dessalinização custará R$ 500 mi; operação em 2020

Hoje, 12 companhias estão interessadas em realizar estudos de viabilidade técnica e/ou operar a planta

Escrito por Raone Saraiva - Repórter ,
Legenda: A usina foi pensada para diversificar a matriz hídrica do Estado e ajudar a garantir, principalmente, o abastecimento de água de Fortaleza e da Região Metropolitana. Hoje, o consumo de água da região gira em torno de 10 m³/s
Foto: Foto: Cid Barbosa

Com previsão para começar a ser construída no segundo semestre do próximo ano e entrar em operação em 2020, a usina de dessalinização de água marinha que será implantada em Fortaleza ou na Região Metropolitana deverá custar, em média, R$ 500 milhões à empresa que vencer a licitação. Hoje, 12 companhias nacionais e estrangeiras estão interessadas em realizar estudos de viabilidade técnica e/ou operar a planta, que funcionará sob o modelo de Parceria Público-Privada (PPP) por 23 anos.

O edital para Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) a fim de selecionar a empresa responsável por elaborar os estudos foi lançado nessa segunda-feira (13), na sede da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), no bairro Vila União, na Capital. Além do governador Camilo Santana e de sua equipe econômica, participaram do evento líderes classistas, empresários e políticos.

LEIA MAIS

.'Situação dos reservatórios do CE ainda é insegura'

.Concessão da Cagece elevaria tarifa em 30%

.Transposição: setor privado pressiona

Pensada para diversificar a matriz hídrica do Estado e ajudar a garantir, principalmente, o abastecimento de água de Fortaleza e da Região Metropolitana, cuja população é estimada em cerca de 3,5 milhões de pessoas, a planta será a maior do Brasil e terá capacidade para gerar um metro cúbico de água por segundo (1 m³/s).

A expectativa do governo estadual é suprir o consumo de água da região, que hoje gira em torno de 10 m³/s, em até 12%. Além disso, a usina de dessalinização, mesmo devendo representar um alto custo operacional para a empresa vencedora, visa melhorar o abastecimento e reduzir o valor da tarifa de água no Ceará.

"Há uma preocupação, ainda muito grande, do custo dessa água (dessalinizada) para o consumidor final. Mas não temos dúvida de que é a grande saída, a médio e longo prazo, como alternativa de consumo e fornecimento de água para regiões semiáridas, como é o Ceará. O financiamento (da usina) será todo privado. A participação do Estado é garantir a compra dessa água, como a Cagece já compra hoje da Cogerh (Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos) e vamos ter que comprar também a água da transposição do Rio São Francisco", diz o governador.

De acordo com o presidente da Cagece, Neuri Freitas, "a expectativa é que a usina beneficie, diretamente, 720 mil pessoas".

Cronograma

Hoje (14), o edital do PMI será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). As empresas interessadas, entre as quais estão companhias de países como Alemanha, Israel, Itália, Espanha, França e Coreia do Sul, terão até o dia 28 de abril para tirar dúvidas sobre o processo, sendo as propostas entregues em 12 de maio. A análise das propostas deverá ocorrer em até 30 dias após a entrega, e a realização dos estudos em 150 dias. Após esse prazo, o Estado lançará outro edital voltado à construção do empreendimento.

O presidente da Cagece informa que o governo estadual prefere não divulgar o investimento estimado para os estudos de viabilidade técnica porque, durante o processo de seleção das empresas, o valor será discutido e definido. "Não há nenhum valor no edital. O objetivo principal do governo é, após a realização dos estudos, lançar um edital visando à PPP para a construção e operação da planta de dessalinização", destaca Neuri Freitas, dizendo que, embora seja cogitada para funcionar no Porto do Mucuripe, em Fortaleza, os estudos que dirão a melhor localização para a usina.

A ideia do Estado é implantar outras usinas de dessalinização no Ceará ao longo dos anos, como ocorreu em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde existem oito usinas.

O edital do PMI está disponível nos sites da Cagece (www.Cagece.Com.Br), da Secretaria das Cidades (www.Cidades.Ce.Gov.Br) e da Secretaria do Planejamento e Gestão (www.Seplag.Ce.Gov.Br).

O que eles pensam 

Equipamento ajudará na segurança hídrica do CE

"O problema da água no Ceará é de responsabilidade de toda a população, inclusive do comércio, que também precisa da água para sobreviver. Desde já, gostaríamos de aplaudir essa iniciativa do governo e temos a certeza de que o projeto vai ser um sucesso, ajudando na segurança hídrica do Estado"

Image-0-Artigo-2213757-1

Severino Ramalho Neto
Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza

"Esse projeto é mais uma alternativa do Governo do Estado para garantir o abastecimento hídrico no Ceará. Infelizmente, por conta da escassez de água, várias atividades de irrigação foram paralisadas, impactando negativamente no setor agropecuário cearense. Essa usina de dessalinização é um sonho para todos nós"

Image-1-Artigo-2213757-1

Flávio Saboya
Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec)

"Estamos muito otimistas em relação à construção dessa usina de dessalinização no Ceará. É uma tecnologia que, apesar de ainda ser cara, vem sendo a alternativa em vários países com regiões semiáridas. E o nosso Estado precisa, sim, incluir a dessalinização com uma importante tecnologia para garantir o abastecimento de água"

Image-2-Artigo-2213757-1

Carlos Prado
Presidente da Itaueira Agropecuária

"Na visão da indústria, essa planta de dessalinização é mais um componente que vai ajudar a desobstruir tudo aquilo que atrapalha o desenvolvimento econômico do Ceará, além de dar tranquilidade ao povo cearense. O governador dá um passo muito importante com esse projeto. Ficamos muito felizes pelo futuro que se avizinha"

Image-3-Artigo-2213757-1

Beto Studart
Presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec)

"Essa usina de dessalinização abre um novo mundo de oportunidades não só para Fortaleza e Região Metropolitana, mas para todo o Ceará. A Prefeitura reconhece esse gesto político e administrativo de enorme significado para o povo cearense. Faremos o que estiver ao nosso alcance para apoiar essa importante iniciativa"

Image-4-Artigo-2213757-1

Roberto Cláudio
Prefeito de Fortaleza

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.