Últimos dias para financiar veículo com IPI reduzido

Escrito por Redação ,
Legenda: A redução do IPI está em vigor desde maio de 2012, variando de 3% a 4%, de acordo com a categoria do motor. Para os carros com motor 1.0, a alíquota passará a ser de 7% e para os com motor 2.0 a taxa deverá variar de 11% a 13%
Foto: Foto: Fabiane de Paula

A redução para automóveis do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) acaba no primeiro dia de janeiro do próximo ano, o que corresponderia a um aumento de aproximadamente R$1.200 a R$ 1.500 a mais no preço dos veículos nas concessionárias, dependendo da marca.

O final do ano foi marcado por diversos feirões em várias concessionárias no Estado e, para os diretores de concessionárias e presidentes de entidades, o consumidor que precisa ou está pensando em comprar um carro novo deve tomar a decisão o mais rápido possível para fugir da alta nos preços em 2015. O presidente da Fenabrave-CE, Fernando Pontes, em entrevista ao Diário do Nordeste no começo deste mês, disse que a maioria das autorizadas fez um pedido de mais carros para não prejudicar o estoque. A intenção é garantir os mesmos preços até o fim de janeiro. No entanto, caso as vendas até o final do ano sejam favoráveis, a tendência é que os preços sejam ajustados já no início do próximo ano.

Em maio de 2012, o IPI para carros com motor 1.0 foi reduzido de 7% para 3%. Para os automóveis com motor flex 2.0, a alíquota voltará dos 9% para os 11% e, para os carros com motor 2.0, a gasolina o imposto passa dos 9% para os antigos 13%.

Inadimplência

De acordo com o chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Túlio Maciel, a inadimplência nas operações de crédito de compra de veículos se aproximou dos níveis mais baixos da história. No mês de novembro de 2014, a taxa de inadimplência nessas operações chegou a 4%. O nível mais baixo foi registrado em março de 2011, quando marcou 3,7%.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.