Turismo de estrangeiros cresceu 16,9% em 2014

Apesar do aumento, os voos diretos para a Capital, criados em 2014, ainda não tiveram forte impacto no setor

Escrito por Redação ,
Legenda: A expectativa dos setores hoteleiro e de restaurantes é que a vinda de turistas de países com voos diretos cresça nos próximos meses
Foto: FOTO: GUSTAVO PELLIZZON

Tendo recebido em torno de 242 mil estrangeiros em 2014 - ano em que foi realizada a última Copa do Mundo -, Fortaleza registrou alta de 16,9% em relação ao total de turistas internacionais que vieram à Capital no ano anterior. Segundo dados divulgados ontem pela Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), 207 mil estrangeiros vieram a Fortaleza em 2013. Um ano antes, foram 199 mil visitantes.

Apesar do aumento do número de turistas, os voos diretos, criados em 2014, entre Fortaleza e as cidades de Buenos Aires (Argentina), Frankfurt (Alemanha), Miami (Estados Unidos) e Bogotá (Colômbia) ainda não impactaram de forma significativa os principais segmentos ligados ao turismo.

Para o vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará (ABIH-CE), Régis Medeiros, os voos diretos não representaram aumento expressivo da movimentação no setor hoteleiro, uma vez que relativamente poucos estrangeiros têm vindo a Fortaleza através desses voos. Embora os argentinos já conheçam o mercado cearense, ressalta Medeiros, colombianos, americanos e alemães ainda não possuem a mesma relação com Fortaleza.

Atração

"Então, tem que ser feito um trabalho (de promoção de Fortaleza) pra que esses voos venham a render também trazendo mais pessoas pra cá. E esse trabalho vai ser feito. No caso de Miami, por exemplo, não precisam ser só os americanos, mas também pessoas da América do Sul que estão trabalhando lá e gostariam de voltar", aponta.

Medeiros acrescenta que e essa divulgação da Capital deve aproveitar o cenário atual, no qual a valorização do dólar torna o Brasil um país mais atrativo para os estrangeiros.

Conforme o vice-presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Ceará (Abrasel-CE), Ivan Assunção, embora os voos diretos ainda não tenham representado um aumento efetivo das movimentações nos estabelecimentos de Fortaleza, há a expectativa de que isso ocorra no curto prazo. Assunção diz acreditar que, também por conta da Copa do Mundo, o número de turistas cujo país de origem possui voos direto para Fortaleza tende a crescer de forma expressiva na próxima alta estação, que tem início em no mês de julho.

Argentinos

De acordo com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur), o Ceará recebeu 1.284 turistas argentinos, em 2014, através do voo direto a Buenos Aires. Nos dois primeiros meses de 2015, informa a pasta, essa demanda foi de 754 turistas, representando 58,72% de todo fluxo do ano passado. Segundo a secretaria, o gasto per capita /dia dos argentinos é de R$ 572,09. Considerando o tempo de permanência médio de 8,7 dias no Estado, a receita gerada pelos turistas, neste ano, foi de aproximadamente R$ 3,75 milhões.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.