Transposição: 70% das obras estão concluídas

Escrito por Redação ,

Durante o lançamento do Plano Safra Agricultura Familiar 2015-2016 em Fortaleza, o governador Camilo Santana lembrou que o Ceará caminha para o quinto ano consecutivo de seca. Ele chamou a atenção para a importância da obra de transposição do Rio São Francisco e do Cinturão das Águas do Ceará (CAC) a fim de garantir a segurança hídrica do Estado, bem como da região Nordeste.

> Governo comprará 30% de itens da agricultura familiar

Para justificar que os trabalhos continuam a todo vapor, ele informou que 70% dos serviços da transposição estão concluídos, e o Ceará começará a ser beneficiado com o empreendimento a partir de 2016, "evitando assim um colapso hídrico caso a seca se prolongue". Segundo o governador, neste ano (até o último dia 10) foram aplicados R$ 1 bilhão na obra.

Em tom otimista, Camilo Santana afirmou que o Brasil precisa superar a pauta de ajuste fiscal e colocar em evidência a produção e a autoestima do povo brasileiro. O governador também lembrou da visita do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, ao Ceará amanhã.

"O Ceará não quer participar da crise econômica nacional. Vamos tentar amolecer o coração do Joaquim Levy, não tenho dúvida de que vamos superar essa crise", enfatizou Camilo.

Reforma Agrária

Apesar de falar sobre o momento de crise econômica pelo qual passa o Brasil e os desafios do País, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, lembrou das conquistas nacionais alcançadas nos últimos 12 anos. De acordo com ele, a pedido da presidente Dilma Rousseff, o MDA está finalizando um plano efetivo para a reforma agrária no Brasil, em parceria com diversas entidades.

"Queremos que, até o fim de 2018, todas as famílias acampadas no Brasil estejam devidamente assentadas. Isso é um desejo, e não uma promessa. Debaixo da lona não é lugar para ser humano viver", afirmou Patrus Ananias.

O ministro ficará no Ceará até amanhã, cumprindo agenda técnica de visitas nos municípios de Quixadá, Quixeramobim, Piquet Carneiro e Senador Pompeu, no Sertão Central.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.