Terminal recebe hoje 1º voo de Belo Horizonte
O Aeroporto de Jericoacoara recebe, nesta terça-feira (7), o primeiro voo regular com origem em Belo Horizonte (MG). Após testes com voos extras ao longo da última temporada de alta estação, a Azul Linhas Aéreas resolveu tornar regular, com três frequências semanais, os voos entre a capital mineira e o terminal de Cruz.
>Jeri: com aeroporto, receita da atividade turística salta 41,9%
O terminal possui atualmente onze frequências semanais para cinco cidades do Brasil. A Azul opera frequências a partir de Belo Horizonte (três frequências), Recife e Campinas (ambos aos sábados), enquanto a Gol opera o voo a partir de Guarulhos (SP) três vezes por semana. Já a companhia Rota do Sol realiza voos de Fortaleza a Jericoacoara, também três semanais.
Aracati
A Azul também já declarou ter interesse em operar rotas comerciais no Aeroporto Dragão do Mar, em Aracati, no último trimestre do ano. Conforme o Diário do Nordeste</CF> informou no dia 31 de julho, a companhia ainda segue em negociação com o governo do Estado e aguarda a conclusão da certificação do terminal pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operações regulares. Como parte desse processo, o terminal já recebeu o código da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA, na sigla em inglês), que será ARX (assim como FOR, de Fortaleza e JJD, de Jeri).
De acordo com o coronel Paulo Edson, gerente de aeroportos do Departamento Estadual de Rodovias (DER), o código é um passo importante para o processo de certificação do terminal para receber operações comerciais. “Isso possibilita o Aeroporto a fazer os voos regionais. Já estamos no passo final”, aponta.