Temer afirma que vai recuperar grau de investimento no País

Escrito por Redação ,

Brasília. Ao participar nessa sexta-feira (11) de cerimônia do setor de agronegócio, o presidente Michel Temer falou sobre a situação econômica do País e disse que "logo" o Brasil vai recuperar o grau de investimento perdido no passado. O grau de investimento funciona como um atestado de que os países não correm risco de dar calote na dívida pública. "Quando vejo o Risco Brasil, que estava em mais de 470 pontos negativos quando assumi o governo, hoje está em 195 pontos. Portanto, caiu sensivelmente e logo, logo, vamos reassumir o grau de investimento que perdemos no passado", disse.

Em 2008, o Brasil tinha sido elevado à categoria de grau de investimento. A primeira agência a incluir o País nesse patamar foi a Standard & Poor's, em abril daquele ano. A decisão foi seguida pela Fitch, em maio do mesmo ano, e pela Moody's, em setembro de 2009.

No entanto, em setembro de 2015, a Standard & Poor's retirou o grau de investimento do país e concedeu perspectiva negativa, abrindo caminho para que a nota fosse reduzida novamente em fevereiro de 2016. Em dezembro de 2015, a Fitch reduziu a nota do Brasil para um nível abaixo da categoria de bom pagador. A Moody's retirou o grau de investimento do Brasil em fevereiro de 2016. Na ocasião, a Moody's reduziu a nota do País para dois níveis abaixo do grau de investimento.

Redes sociais

Também nessa sexta-feira, o presidente Michel Temer divulgou nas redes sociais um vídeo em que faz um balanço sobre dados positivos da economia divulgados nos últimos dias. Temer diz que a construção civil volta a gerar empregos e ressalta a queda da inflação.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.