Telefónica concretiza compra da GVT

A GVT deverá ser incorporada à Vivo para criar o maior grupo de telecomunicações do País, Telefônica Brasil

Escrito por Redação ,

Paris/Madrid. O grupo francês de mídia Vivendi concluiu um acordo para vender seu negócio brasileiro de banda larga GVT para a espanhola Telefónica por dinheiro e ações no valor de cerca de 7,2 bilhões de euros (US$ 9,29 bilhões), anunciaram ontem as empresas. A transação está sujeita à aprovação regulatória no Brasil.

A Telefónica planeja incorporar a GVT à Vivo, sua marca de telefonia móvel no Brasil, para criar o maior grupo de telecomunicações do País, Telefônica Brasil. Sob o acordo, a Vivendi vai receber não apenas uma participação de 7,4% na Telefônica Brasil e 4,66 bilhões de euros em dinheiro, mas também optou por tirar das mãos da Telefónica sua participação remanescente na Telecom Italia - 8,3% do capital votante da Telecom Italia, ou 5,7% do seu capital social total.

A Vivendi tinha a opção de tomar a fatia da Telecom Italia ou obter 4,6% adicionais da Telefônica Brasil.

Após a venda de sua participação para a Vivendi e a conversão de um bônus conversível de três anos emitido mais cedo neste ano, a Telefónica terá terminado sua parceria de sete anos com a Telecom Italia. Na composição financeira do negócio envolvendo a GVT, a dívida bancária de cerca de 450 milhões de euros e ajustes no capital de giro serão deduzidos do componente em dinheiro. A fatia da Telefônica Brasil foi avaliada em 2 bilhões de euros, tendo como referência a data de 18 de setembro, e as ações da Telecom Italia adquiridas pela Vivendi em 1 bilhão de euros. A Vivendi também terá uma conta de imposto a pagar sobre a venda, estimada em cerca de 500 milhões de euros.

gvt

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.