TAM adia decisão sobre sede de hub no Nordeste

A aérea justifica o adiamento dizendo que o cenário atual não oferece condições para uma tomada de decisão

Escrito por Carlos Eugênio - Repórter ,
Legenda: O desenvolvimento de soluções de backup, como a construção de pistas auxiliares é uma exigência da TAM, para evitar que a operação do hub não seja comprometida por eventuais impedimentos ocasionais da pista principal
Foto: FOTO: SILVANA TARELHO

Aguardada com grande expectativa pelos nordestinos, o anúncio da capital escolhida para sediar o centro de conexões de voo domésticos e internacionais (hub) da Latam, na região, ficará para o primeiro semestre de 2016, mas sem um mês definido. A informação foi confirmada no fim da tarde de ontem, pela Assessoria de Imprensa da TAM, em São Paulo.

A Latam havia previsto o anúncio para o fim deste ano. Por meio de nota, a Latam justificou apenas que o adiamento é devido a atrasos no desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária nos três cidades concorrentes do equipamento: Natal, Fortaleza e Recife.

Cenário indefinido

Conforme explicou em nota, a TAM diz que "a infraestrutura aeroportuária é um dos três fatores de decisão estabelecidos pelo Grupo Latam, que incluem paralelamente a experiência do cliente e a competitividade em custos, ambos, neste momento, igualmente em análise". A aérea explica que os aeroportos das três capitais concorrentes no processo ainda estão discutindo adaptações técnicas para sediar o hub da companhia aérea.

Diz também, que o encaminhamento dessas discussões dependerá de um conjunto de avaliações, que envolverá várias esferas governamentais e concessionários, para o aprofundamento dos requisitos que foram apresentados nos estudos técnicos realizados pelas consultorias Arup e Oxford Economics para a implementação de um hub no Nordeste. "Assegurar a eficiência da infraestrutura aeroportuária, atrelada à experiência do cliente e à competitividade em custos é essencial para o projeto. Esses critérios precisam estar muito bem definidos e neste momento o cenário não oferece ainda as condições necessárias para esta tomada de decisão", justificou a presidente da TAM, Cláudia Sender.

"Continuaremos a avaliar todos os requisitos essenciais da infraestrutura aeroportuária e da competitividade de custos", declarou a executiva. O Grupo Latam garantiu também que continuará avaliando todas as condições à definição da capital que será a sede do hub no Nordeste, mas não apontou a nova data de anúncio da decisão. Diz apenas que "esta decisão poderá ocorrer ainda no primeiro semestre de 2016 e assegura que "a iniciativa do hub permanece no plano de investimentos do Grupo".

Ceará

Analistas do setor aéreo avaliam que o adiamento da decisão da TAM é boa para o Estado do Ceará, tendo em vista que a concessão do Aeroporto Internacional Pinto Martins para a iniciativa privada só irá ocorrer em fevereiro ou março próximo. "Se a TAM decidisse em dezembro, Natal poderia ser beneficiada, já que o aeroporto deles está pronto, embora também careça de várias adaptações", explicou a fonte, que pede para não ser identificada, por sua relação com o setor aéreo. Ele avalia que o anúncio só será agora, em junho de 2016.

Em nota, o governo do Estado disse que já foi informado do adiamento da data da escolha da cidade sede do hub da TAM, mas reiterou que "continuará trabalhando para que o Ceará receba este centro de conexões, importante para o desenvolvimento turístico e econômico de todo o Nordeste".

Estudos de avaliação

Em outubro passado, a consultoria Arup apresentou as principais conclusões de um estudo de infraestrutura aeroportuária nos três aeródromos concorrentes do equipamento. Uma das conclusões iniciais do estudo indicou que os aeroportos atuais foram concebidos para operações ponto a ponto, sem características de um hub e, portanto, precisarão de adaptações para receber um centro de conexões de voos com as características de um terminal com relevância internacional. A avaliação técnica revelou ainda, que as pistas dos três aeroportos têm capacidade para atender a demanda prevista até 2038, mas alerta à necessidade de desenvolver soluções de backup, como pistas auxiliares, para que a operação do hub não seja comprometida por eventuais impedimentos ocasionais da pista principal, o que poderia gerar efeitos em cadeia em toda a malha da companhia aérea.

Opinião

Decisão é positiva para o Estado

O adiamento do anúncio da sede do hub da TAM no Nordeste para o primeiro semestre de 2016 é até positiva para nós porque ainda estamos preparando o terreno. A concessão do aeroporto saiu recentemente. Então temos um caminho longo a percorrer, pois ainda tem toda uma burocracia a ser enfrentada. Com o adiamento, ganhamos tempo para acelerar o processo de concessão. O governador Camilo Santana está fazendo tudo para que Fortaleza esteja preparada para cumprir todas as necessidades para a sede do hub ser instalada aqui em nossa Capital. Estamos confiantes que sediaremos este hub. Só não foi melhor o adiamento da decisão porque se fosse este ano teríamos mais um motivo para festejar no Revéillon"

Elpídio Nogueira
Secretário de Turismo de Fortaleza

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.