Carnaval

Supermercados: venda até 30% maior

01:00 · 10.02.2018
Image-0-Artigo-2361821-1
Bebidas estão entre os produtos mais vendidos nesta época do ano. Outros itens muito procurados são carnes, queijos e pães ( FOTO: REINALDO JORGE )

Com a melhora das vendas do varejo nos últimos meses, a expectativa do segmento de supermercados é de crescimento nas vendas para o Carnaval deste ano, na comparação com o resultado de 2017. Embora ainda não haja uma projeção do percentual do avanço, o vice-presidente da Associação Cearense de Supermercados (Acesu), Nidovando Pinheiro, diz que o consumidor de Fortaleza começou a ir às compras na última quarta-feira.

Em geral, as vendas no período do Carnaval costumam ser 30% maiores do que a média. Considerando apenas o segmento de bebidas, o crescimento pode chegar a 40%. "A gente está com uma perspectiva muito boa com relação ao Carnaval do ano passado. A gente vem percebendo que a economia está começando a dar uma sinalização boa de recuperação, e o consumidor está com um pouco mais de dinheiro no bolso. O momento favorece para o aumento das vendas", diz Pinheiro.

Leia ainda:

> Carnaval para faturar; barracas esperam 300 mil pessoas
> 50% vão a bares e restaurantes no Carnaval
> Shoppings apostam em programação para crescer 12% 
> Busca por alimento infantil salta 40% 

Neste período, o supermercados apostam, principalmente, na venda de bebidas, carnes, pães, queijo, presunto e embutidos em geral.

O diretor comercial e de marketing do Pinheiro Supermercado, Alexandre Pinheiro, espera um incremento nas vendas de cerca de 10% no período. Ele atribui a expectativa à maior venda de bebidas, comidas e produtos como espuminhas e tinta para pintar os cabelos. Segundo o diretor, a rede preparou um encarte especial de ofertas para a loja de Aracati. No município, o Pinheiro Supermercado do Bom Vizinho Shopping irá funcionar até a terça (13) no horário normal, das 7 às 22 horas, para atender os foliões. A rede, que conta com restaurante próprio no local, também irá oferecer opções de alimentação como café da manhã, tapiocas, caldos e sopas, refeições em geral, lanches e sushis durante todo o dia.

Uma das novidades para este ano é a parceria entre o Pinheiro Supermercado com a Ambev para que não falte bebidas gelada. O supermercado promete ser o maior "cooler" do Carnaval de Aracati e região, fornecendo bebidas geladas durante todos os dias de festa.

Atacado

O Assaí Atacadista projeta para este ano um crescimento de 20%, com destaque para a venda de bebidas, como vodcas, whiskies e cervejas; carnes e demais acompanhamentos para churrasco, como pão de alho e queijo coalho, por exemplo. Segundo informa a rede, as cervejas especiais deverão ser, pelo segundo ano consecutivo, os principais destaques na categoria de líquida, com uma expectativa de crescimento da ordem de 30%, bem como as bebidas mistas e destilados em geral. A rede diz que a demanda também é influenciada por comerciantes e vendedores autônomos, que se abastecem para revender bebidas nas festas de rua.

As carnes e acompanhamentos para churrasco também se destacam na procura dos clientes neste período. O Assaí também reforçou os estoques de itens como pão de alho, queijo coalho e farofas prontas, por exemplo, bem como o setor de hortifrúti, em particular os tomates e cebolas, como complemento da mesa.

Outros produtos que também merecem destaque são os descartáveis, como guardanapos, copos, pratos e canudos de plástico, que ajudam na organização dos churrascos e também são grandes apostas para os comerciantes. A rede atacadista ainda reforçou os estoques de água mineral para garantir a hidratação dos foliões, seja nas compras em famílias e grupo de amigos, seja para quem pretende revender em seus estabelecimentos. 

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.