Sistema possibilita maior simplicidade e eficácia

Também conhecida como Sistema de Gerenciamento de Armazém, a tecnologia levou ganhos à empresa

Escrito por Redação ,

Simplicidade e eficácia na gestão dos processos logísticos, aumento da produtividade das operações e redução dos custos operacionais. Esses foram os principais benefícios identificados pela rede de supermercados cearense Super Frangolândia ao implantar, no início de 2013, o sistema WMS (Warehouse Management System) em seu Centro de Distribuição (CD), localizado na Barra do Ceará,  em Fortaleza.

Também conhecida como Sistema de Gerenciamento de Armazém, a tecnologia trouxe ganhos para a empresa e para os clientes, uma vez que permite o acesso a informações, em tempo real, sobre o estoque de mercadorias no CD, nos depósitos e nas prateleiras das lojas da rede, por exemplo.  Dessa forma, o WMS ajuda a combater a falta de produtos nas gôndolas, um problema comum em diversos  supermercados da cidade.

"Infelizmente, a ruptura ainda acontece com frequência no setor, até mesmo em grandes redes supermercadistas. Acreditamos que o  investimento em soluções para evitar falhas como essa é fundamental e vale a pena, embora ainda seja relativamente caro", afirma o gerente de Tecnologia da Informação (TI) do Super Frangolândia, Jonas Sales.

Organização

Jonas explica que o WMS transformou o CD da empresa numa espécie de bairro, tendo ruas e prédios com seus respectivos andares e apartamentos. No momento em que as mercadorias chegam ao armazém e são registradas, o sistema indica o local exato onde os

Itens deverão ser colocados, com base em informações de códigos de barras específicos. Aparelhos como coletores de dados portáteis

E antenas sem fio auxiliam o trabalho.

"Os corredores do armazém são as ruas, as mercadorias os moradores e as prateleiras os prédios e apartamentos. Tudo é separado 

Por categoria: matinais, cereais, bebidas, materiais de limpeza, perfumaria, etc", destaca Jonas, dizendo que a empresa investiu cerca de R$ 250 mil para implantar o sistema e beneficiar as oito lojas da rede.

De acordo com ele, o WMS foi responsável por aumentar o grau de produtividade da empresa em 30%,  desde o processo de recebimento

Dos produtos no Centro de Distribuição até a saída dos itens para os pontos de venda. "Conseguimos localizar rapidamente o local de cada produto, porque tudo é automatizado. Nas operações logísticas tradicionais, há uma forte dependência do trabalho manual, que nem sempre garante o abastecimento rápido. A maioria dos supermercados trabalha assim", cita. 

Ele ainda lembra que o sistema também permite um maior controle sobre a data de vencimento das mercadorias, ajudando as empresas a expedir primeiramente aqueles produtos com prazos de validade mais próximos. O WMS utilizado pela rede Super Frangolândia no Ceará é uma solução fornecida pela Totvs, empresa brasileira líder no desenvolvimento de softwares de gestão.

OPINIÃO DO ESPECIALISTA

Automação tem conseguido avançar no País

Estive em Paris recentemente e vivenciei uma experiência muito interessante. Fui a um supermercado que dava total autonomia aos clientes. Comprei três unidades de um creme dental e passei os produtos em um dos quase 30 terminais de autoatendimento. Após pagar com o cartão de crédito, a máquina liberou um cupom que garantiu minha saída do estabelecimento. Fora da loja, pedi um café expresso, a atendente me serviu, mas não pegou no dinheiro. Eu mesmo coloquei a cédula numa máquina e recebi o troco.

Acredito que o Brasil está caminhando para isso, mesmo que gradativamente. Na última década, a automação passou a se fazer mais presente em nossos supermercados, mas ainda há muito o que percorrer. O grande desafio, na minha opinião, é integrar toda a cadeia de abastecimento: indústria, distribuidores, atacadistas e varejistas. Na Jotujé Distribuidora, por meio do sistema EDI (Electronic Data Interchange), já conseguimos compartilhar nossos dados e documentos com as informações de alguns clientes e fornecedores, via online. Queremos ampliar isso. Conseguimos saber, por exemplo, qual fragrância de determinado sabonete é mais vendida numa loja de determinado bairro de Fortaleza.

José do Egito
Presidente da Abad

(RS)

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.