Shoppings funcionam normalmente no feriado

Escrito por Redação ,
Legenda: No Centro da Cidade, cerca de 15% das lojas, sobretudo as maiores, devem funcionar normalmente neste feriado
Foto: FOTO: REINALDO JORGE

Ao contrário do que ocorreu no último feriado, no dia 2 de novembro (Dia de Finados), o comércio de Fortaleza terá funcionamento praticamente normal hoje (15), Dia da Proclamação da República. Para a maioria dos shoppings, a data será de praça de alimentação, lojas e alguns outros serviços em pleno funcionamento. Já o Centro de Fortaleza - como é facultativo o funcionamento dos estabelecimentos - deve ter cerca de 15% das lojas abertas, sobretudo as maiores, segundo o presidente da Ação Novo Centro, Assis Cavalcante.

Ele explica que o baixo índice de funcionamento é explicado pelo alto custo despendido para manter uma loja aberta durante um feriado. "Alguns lojistas levam em consideração o fato de que é preciso pagar R$ 50 ao empregado no fim do dia, dar um dia de folga na semana seguinte e depois é contabilizado ainda um dia em dobro na folha de pagamento. Alguns avaliam que o custo é alto e optam por não abrir", explica.

De acordo com ele, um dia como o de hoje com o comércio de portas fechadas reflete em perda de 5% no faturamento do estabelecimento. "Perde o Município, o Estado, perde a União. É menos arrecadação", frisa o presidente da Ação Novo Centro.

Diante de movimentação crescente e vendas mais aquecidas, os shoppings de Fortaleza - quase todos com programação natalina já em andamento -, o funcionamento será normal. O dia de hoje será de operação normal no Shopping Iguatemi, Grand Shopping, Shopping Parangaba, Del Paseo, North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, Via Sul Shopping e Benfica.

No RioMar Papicu e Kennedy, o funcionamento também será normal. Apenas os serviços públicos ofertados nos dois empreendimentos (Ministério do Trabalho, TRE, Detran, AMC e Etufor) não estarão disponíveis na data.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.