Saúde e serviços são áreas mais promissoras para emprego em 2018

Mercado de trabalho está se readequando ao novo momento econômico do País e à realidade da Reforma Trabalhista, com a expectativa de abertura de mais vagas

Escrito por Levi de Freitas - Repórter ,

O mercado de trabalho do País, como um todo, passa por um processo de readequação. Em partes, pela Reforma Trabalhista, em vigor desde novembro deste ano, e por outro lado, pelas crises política e econômica que assombraram os brasileiros nos últimos tempos. Na contramão do Brasil, no entanto, o Ceará tem aberto vagas de trabalho, conforme últimos relatórios oficiais divulgados. Assim, o ano de 2017 termina deixando no ar a expectativa de dias melhores no ano novo que chega.

Mas, quem tem mais chances de se dar bem no próximo ano, em termos de trabalho? O Diário do Nordeste foi a campo e trouxe duas listas das profissões e funções que deverão se destacar em 2018. A primeira, mostra a projeção para o País da Catho, empresa online que cadastra currículos e vagas de trabalho. A segunda lista, por sua vez, já indica a perspectiva do Sine/IDT para abertura de vagas de emprego no próximo ano, no Ceará.

Leia ainda:

> RMF deve gerar 66% das novas vagas no Ceará 
> Currículo específico eleva chance de contratação
 
A Catho elencou seis profissões que deverão estar em alta no próximo ano. No topo da lista está o educador físico. "Embora o brasileiro seja considerado como um dos povos mais sedentários, a adesão ao esporte cresce em um bom ritmo e o profissional de educação física poderá surfar em profissões ligadas ao meio fitness. Outra possibilidade em crescimento é o profissional que se especializa em qualidade de vida organizacional", explicou a empresa.

Na sequência, vem a área farmacêutica como aposta para contratar bem em 2018. As profissões de farmacêutico e bioquímico, conforme a Catho, são as que mais se destacam no segmento. "O segmento farmacêutico foi um dos poucos que conseguiram remar contra a maré enquanto a crise econômica estagnava e derrubava outros segmentos de mercado. Segundo a Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), as contratações na indústria farmacêutica aumentaram 20% no último ano. Outro dado da associação é o aumento no faturamento do segmento: 21,7%", disse.

Vendas, marketing e comunicação surgem a seguir na lista. Os formados em alguma das habilitações de Comunicação Social, voltados às áreas de vendas e comercial, ou os que passam por cursos de qualificação, também deverão ser valorizados neste novo ano no mercado.

"A função básica nessa área está ligada ao desenvolvimento de estratégias de Marketing e identidade visual de empresas, prospecção de budget para implementação de ações, definição de posicionamento das marcas e de canais de comunicação específicos para cada público, estudo de tendências do mercado e fatores econômicos/ financeiros e planejamento e definição de campanhas para promoção de produtos e serviços".

Agronegócio

O setor de agronegócios também é outra aposta para "bombar" no mercado de trabalho em 2018. Formações iniciais focadas em Agronegócio, Gestão Ambiental, Zootecnia, Agronomia, Engenharia de Alimentos e até mesmo cursos que envolvam técnicas dirigidas a como lidar com a cadeira produtiva rural, são, na avaliação da Catho, "inicialmente, boas maneiras de se engajar nessa área".

"Esse mercado, diferentemente do que muita gente imagina, vai além da produção de frutas e verduras, incluindo também de ovos, vinhos, grãos, açúcar, leite e até carne bovina. Por isso, o agronegócio abrange os setores de Agronomia, Agropecuária, Aquicultura, Agrimensura, Ambiental, Florestal e de Pesca", explicou a empresa.

Tecnologia

A Tecnologia da Informação surge na lista como outro setor com grandes possibilidades de contratações próximo ano. "Profissionais de TI são sempre necessários, pois além de ter poucos profissionais realmente qualificados no ramo, o mercado demanda sempre de soluções e recursos tecnológicos para o aprimoramento de processos e rotinas corporativas", disse.

Por fim, a área de big data busca profissionais de talento e perfil analítico com habilidades como o conhecimento em matemática, estatística, processamento de linguagem, hardware, software e negócios.

"Diante da superlotação de dados e informações, as empresas precisarão de profissionais que façam a análise estratégica de todo esse conteúdo que expressa muitos dados interessantes sobre consumidor, reações do mercado etc. O intuito com isso é utilizar desses recursos para o desenvolvimento de melhorias no posicionamento empresarial das instituições, e é esse o papel desses profissionais no dia a dia das empresas", afirma a empresa.

Oportunidades

Especificamente em termos de Ceará, o Sine/IDT enumerou dez funções que deverão ser as mais demandadas pelo mercado no próximo ano. Conforme o assessor da presidência do IDT, Antenor Tenório, as vagas são mais associadas aos setores de serviços, indústria e comércio.

No topo da lista está a função de alimentador de linha de produção. Conforme Tenório, principalmente voltado para as fábricas calçadistas. Em seguida aparecem as perspectivas de contratação para assistente administrativo e sapateiro. Na sequência, o Sine/IDT indica boas chances de admissão para vendedores do comércio varejista, impulsionado principalmente pela multiplicação de redes como farmácias, supermercados e shoppings.

Também no ranking de apostas para 2018 estão vagas para servente de obra, teleoperador, auxiliar de escritório, operador de caixa, costureiro e vigilante.

Correndo por fora, há outras funções e profissões que, segundo o Sine/IDT indica, o mercado também deverá precisar contratar mais profissionais. Tenório aposta na necessidade de pessoas para atuar em análise contábil, análise de compras, Recursos Humanos e Tecnologia da Informação.

Concorrência

"A concorrência está mais acirrada, seletiva, e o trabalhador tem de se preparar. Um fator diferencial é que 40% das vagas que captamos são para jovens de 16 a 29 anos. Podemos ver esse aspecto como positivo pois esse é o público mais vulnerável do mercado de trabalho. Outro aspecto é que as empresas estão identificando talentos que se adaptam melhor a ocupar mais de uma tarefa", indicou Tenório.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.