RMF deve gerar 66% das novas vagas no Ceará

Região mostra sinais de retomada do emprego, tendo liderado a abertura de postos no País em novembro

Escrito por Redação ,
Legenda: O Sine/IDT projeta que o índice de aproveitamento das vagas ofertadas deve ser semelhante ao obtido neste ano, que atingiu 85%
Foto: FOTO: FABIANE DE PAULA

O Estado do Ceará desponta no País como região promissora na geração de emprego, com boas perspectivas para o ano que se inicia nesta segunda-feira (1º). Os últimos dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por exemplo, já mostram que 53% dos municípios cearenses com mais de 30 mil habitantes apresentam saldo positivo de emprego formal. E isso é apenas o aperitivo do que se aguarda para o ano de 2018.

Conforme dados oficiais do Sine/IDT, a previsão é que mais de 80 mil vagas sejam disponibilizadas no Ceará no ano que se inicia. A área com maior número de postos de trabalho deverá ser a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), de acordo com o assessor da presidência do IDT, Antenor Tenório.

Leia ainda:

> Saúde e serviços são áreas mais promissoras para emprego em 2018
> Currículo específico eleva chance de contratação

"Nossas previsões do total de vagas captadas na rede de atendimento, em número aproximado, é de 81 mil vagas. Lógico, se permanecer a capilaridade da rede do Sine/IDT, com a mesma quantidade de unidades de hoje, que são 34. Se houver alguma alteração, poderá afetar o resultado. Desse total, as vagas vão ser ofertadas em maior volume na RMF, ou seja, nos 14 municípios, 66% do total".

PIB

Conforme Tenório, o que fortalece a perspectiva confiante na mensuração do número é o atual Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará, que também é destaque positivo no País.

"O crescimento do PIB cearense ser maior que o nacional é positivo. Percebemos o quanto é importante pois, no caso da geração de emprego, em novembro, foi negativa (no Brasil), mas no Ceará foi positiva, uma das melhores para o mês. Comparada com a dinâmica de outras regiões, é positiva. Lembrando que ela está associada à retomada dos investimentos, dá uma dinâmica maior", apontou.

Em novembro, por exemplo, a RMF liderou a criação de vagas de trabalho no País, com saldo de 3.139 novos empregos. Em todo o Estado o saldo foi de 2.861 postos formais, resultado de 30.435 admissões ante 27.574 demissões no período. O resultado foi o melhor do Ceará desde 2014, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do MTE, indicando a retomada da criação de emprego.

Antenor Tenório indica que os números têm origem na melhoria do cenário externo, com variáveis favoráveis para o bom desempenho do mercado.

"Esse leve crescimento da economia está favorecendo, principalmente no setor do comércio, se destacando na geração de emprego. As oportunidade de emprego e de trabalho estão vinculadas à evolução econômica do País e à política. São dois fatores que têm influência muito forte", apontou o assessor.

Aproveitamento

Tenório acredita que a maioria das vagas disponibilizadas deverá ser preenchida, tomando como base os números deste ano. "Tivemos em 2017 um melhor aproveitamento das vagas que captamos. Saímos de 66% em 2016 para a média de 85% de aproveitamento das vagas. Significa que vai ter mais chances para o trabalhador que busca investir no seu conhecimento continuadamente, que tem mais iniciativa, mais criatividade, que se relaciona bem", pontuou. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.