São Gonçalo tem novo plano diretor

Escrito por Redação ,
Em meio às discussões políticas sobre uma possível separação territorial do distrito do Pecém, do resto do município de São Gonçalo do Amarante, a Prefeitura Municipal anuncia para breve, a conclusão e apresentação do novo plano diretor. Elaborado pela empresa Urbis, o projeto concluso, mas aberto a alterações, foi apresentado ontem, aos secretários municipais e aos vereadores municipais para conhecimento, sugestões e emendas.

O novo plano diretor irá substituir o documento atual, datado de 2008, por conta das mudanças pelas quais o distrito tem passado FOTO: ALEX COSTA

O novo Plano Diretor irá substituir o atual, datado de 2008, em decorrência das mudanças porque passa o município, em decorrência do grande número de empresas e de pessoas, que vêm buscando se instalar no município, em função do Complexo Industrial e Territorial do Pecém (Cipp). A previsão é de que a população do município, atualmente em torno de 50 mil pessoas, entre residentes e flutuantes, dobre em cinco anos.

Segundo o prefeito Cláudio Pinho, o novo plano diretor é inovador, porque busca distribuir as oportunidades de crescimento econômico e social por todos os distritos do município. Nesse sentido, explica, estão projetados a criação de dois distritos industriais, sendo um na Sede e outro no Croatá, além do Pecém e de um agroindustrial, nos distritos de Serrote e Cágado.

Casas e indústrias

Uma das novidades do plano é estabelecer a instalação das indústrias próximas - oito quilômetros - das vilas residenciais, que deverão gozar de completa infraestrutura de escolas, postos de saúde e creches. "Isso vai facilitar o trânsito das pessoas ao trabalho", avalia o prefeito. Ele reconhece que isso eleva os riscos de poluição ambiental, mas garante que o projeto prevê legislação rigorosa para coibir problemas de saúde aos moradores.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.