Roadshow da Equipotel terá 6 expositores do CE

Ao todo, mais de 100 marcas de todo o Brasil serão representadas no evento, que tem início amanhã e vai até sexta

Escrito por Lígia Costa - Repórter ,

Fortaleza será o ponto de encontro do turismo nacional nesta semana, quando irá sediar a 60ª edição do Congresso Nacional de Hotéis (Conotel), em paralelo com a 1ª edição da Equipotel Regional, reunindo cerca de 4 mil congressistas e 30 expositores de todo o Brasil - sendo seis do Ceará - de amanhã (16) até sexta-feira (18). Ao todo, expositores vão representar mais de 100 marcas.

Até o momento, são contabilizadas 3 mil pré-inscrições, mas a expectativa das organizações de ambos os eventos é que cerca de 4 mil congressistas participem dos três dias de programação com palestrantes nacionais e internacionais, no Centro de Eventos do Ceará (CEC).

Além da edição anual realizada tradicionalmente - já foram 55 - no eixo Rio-São Paulo, a feira de negócios Equipotel ganhou neste ano uma nova versão regional, anual e itinerante, cuja estreia acontecerá em Fortaleza.

foto
Rodada de negócios

Um dos principais diferenciais no modelo da feira é a realização de rodadas de negócio, afirma a gerente de produto da Equipotel Regional, Camila Moretti. Para ela, será uma oportunidade única para players do turismo, especialmente de Fortaleza, já que terão a praticidade de encontrar perto de casa e em um único lugar conhecimento, acesso a produtos inovadores no mercado e também a chance de fechar negócios e formar uma rede de contatos, a partir da interação com empreendedores e todos os fornecedores presentes.

"Estamos trazendo uma feira regional com formato diferenciado da que a gente organiza em São Paulo, com modelo de rodada de negócios para dar suporte ao congresso. A feira abre para os visitantes, mas existe um momento de sinergia com a grade do Conotel", diz Moretti, lembrando que negócios serão viabilizados durante os intervalos. Apesar da "adesão histórica" de participantes, ela afirma que ainda não é possível mensurar quanto os eventos têm potencial para movimentar em negócios, tendo em vista que é um evento inédito e "totalmente repaginado".

Toda a logística do evento foi pensada para fomentar negócios. Quem vai ao Congresso, obrigatoriamente passa antes pela feira, na qual expositores vão se preparam para lançar novos produtos. "A Conotel é uma feira que vai dar oportunidade a micros, pequenos e até grandes empresários que nunca participaram do evento porque sempre aconteceu em São Paulo. Eles vão poder ver o que há de mais moderno em termos de gastronomia e hotelaria e terão uma oportunidade ímpar de fazerem suas compras", confirma o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih Nacional), Manoel Cardoso Linhares.

Segurança

Embora o presidente não preveja nenhum tipo de esquema especial de segurança para receber os 4 mil congressistas, Camila Moretti diz que a Reed Exhibitions Alcantara Machado, promotora do Equipotel, já trabalha para amenizar possíveis problemas. "Nós contratamos as melhores empresas, fizemos todos os percursos, temos os traslados de todos os participantes, mapeamos todos os hotéis e a Abih vai oferecer transporte gratuitos com toda segurança, mapeando todos os visitantes que vêm de fora", conta.

A atração dos milhares de congressistas, diz a gerente, vai trazer resultados práticos a ponto de impulsionar o turismo a longo e curto prazo. "Através da organização dos nossos eventos, conseguimos promover o turismo de negócios, capaz de aumentar quatro vezes o turismo de lazer", estima, destacando que a maioria dos participantes vem do Norte e do Nordeste, o que permite dar maior ênfase ao turismo nestas regiões.

'Maré positiva'

Ainda segundo Camila Moretti, embora o turismo tenha sido o primeiro setor a sentir os impactos negativos da crise econômica brasileira nos últimos anos, foi também o primeiro a retomar o crescimento. "A maré positiva está acontecendo e a gente está sentindo isso porque as pessoas voltaram a investir. É preciso só organizar melhor a casa, ver como a gente está divulgando o Brasil no resto do mundo e profissionalizar o setor. A malha aérea ainda é um gargalo muito grande", pondera.

Roteiro

Dando sequência ao roteiro itinerante da feira, Goiânia (GO) será a próxima capital a receber uma edição (2019) do Equipotel Regional. O destino de 2020 será definido nesta quinta-feira (17), em uma reunião às 9 horas com membros da feira e da Abih, no Marina Park Hotel. "É importante que o setor hoteleiro e do turismo cresça unido e de maneira uniforme. O pleno entendimento do conceito da hospitalidade é fundamental para que essa cadeia, muito relevante para nossa economia, se desenvolva plenamente e a parceria que voltamos a estreitar entre Conotel e Equipotel é um primeiro sinal de união que esperamos ser captado por todo segmento", complementa Moretti.

A visitação tanto do Conotel quanto do Equipotel é gratuita e aberta para os profissionais do setor hoteleiro e gastronômico, com Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). O credenciamento deve ser realizado no site www.conotel.com.br ou no www.equipotel.com.br ou no dia de início do evento.

Mais informações

Equipotel regional e conotel em fortaleza, de 16 a 18 de maio de 2018, no centro de eventos do ceará (Avenida Washington Soares, 999, Edson Queiroz)

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.