Queixas contra serviços de telecom sobem 7,6%

Segundo a Anatel, foram contabilizadas 6,32 mil reclamações no Estado no mês de outubro, ante 5,88 mil em setembro

Escrito por Armando de Oliveira Lima - Repórter ,
Legenda: Nacionalmente, segundo a Anatel, o único serviço que apresentou "crescimento nas reclamações dos usuários foi o de banda larga fixa"
Foto: FOTO: FERNANDA SIEBRA

Os cearenses estiveram mais insatisfeitos com os serviços de telecom (telefonias fixa e móvel, bandas larga fixa e móvel e TVs por assinatura) no último mês, segundo atesta o balanço de reclamações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Entre outubro e setembro deste ano, a quantidade de registros contra as operadora destes serviços cresceu 7,6%, saltando de 5,88 mil queixas para 6,32 mil. O comportamento também foi visto nacionalmente, quando as reclamações saíram de 264,2 mil e chegaram a marca de 277,6 mil, entre o nono e o décimo mês de 2017.

No entanto, o balanço divulgado ontem (22), informa de uma redução no número de registros feitos pela Anatel quando a base de comparação é o ano passado. Ou seja, entre outubro deste ano e igual mês de 2016, há uma queda da ordem de 7,9% nas queixas feitas à Agência no Ceará. O acumulado do ano também representa uma diminuição na quantidade de reclamações feitas à Anatel. Entre janeiro e outubro de 2017, foram 65,3 mil registros, contra 82,6 mil em igual período de 2016 - uma redução de 20,9%.

Operadoras

As empresas também tiveram números de reclamações menores no balanço de outubro em todos os serviços oferecidos. No mês, "foram registradas 277,6 mil reclamações de usuários contra prestadoras dos serviços de banda larga fixa, de telefonia móvel, de telefonia fixa e de TV por Assinatura, redução de 16,9 mil queixas (-5,7%) quando comparado com o mesmo mês do ano passado". Já "a telefonia móvel apresentou redução de 16,8 mil reclamações (-11,3%), seguida da telefonia fixa com menos 2,4 mil queixas e TV por Assinatura com diminuição de 200 reclamações (-0,7%)". Mas a Anatel observa ainda que "o único serviço de telecomunicações que apresentou crescimento nas reclamações dos usuários foi o de banda larga fixa, com um aumento de 2 mil reclamações (4,8%).

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