Projeto vai preparar mil jovens para empreender

Parceria entre a Junior Achievement Ceará e o governo estadual beneficia 16 municípios cearenses em um ano

Escrito por Redação ,
Legenda: Termo de colaboração entre a JA e a STDS aconteceu na manhã de ontem (21), e contou com o diretor-presidente da JA, Igor Queiroz Barroso, e do secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino
Foto: Foto: Fabiane de Paula

Focado na preparação de jovens para o mercado de trabalho e para o empreendedorismo, o Programa Empreendedor Criativo 2017, fruto de parceria entre o Governo do Estado e a Junior Achievement Ceará (JA Ceará), pretende mudar a realidade de milhares de cearenses nos próximos anos. Ao todo, serão ofertadas 1.100 vagas, sendo 210 nos sete Centros de Inclusão Tecnológica e Social (Cits) da Capital, 60 na Rede Cuca e as demais distribuídas em 15 municípios cearenses. O programa terá duração de um ano.

O projeto pedagógico consiste na metodologia Aprender-Fazendo, da JA Ceará, que traça, na prática, cenários e oportunidades para o desenvolvimento juvenil. "Nós temos essa tecnologia internacional, com a qual a gente trabalhava com ensino médio e ensino fundamental, e adaptamos à realidade do Brasil", disse o diretor-presidente da JA Ceará, Igor Queiroz Barroso, na assinatura do Termo de Colaboração com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), realizada na manhã de ontem no Cits José Walter. "Com esse projeto piloto, aprovado pelo governador Camilo Santana, a gente pretende auxiliar o jovem para que ele esteja preparado para o primeiro emprego", acrescentou.

Segundo o titular da STDS, Josbertini Clementino, a ideia é formar, dentro de um ano, mais de mil jovens que deverão desenvolver novas empresas. "Ainda é muito cedo para a gente dizer quantos empreendimentos virão, o que depende do plano de vida de cada um desses jovens. O mais importante é que a gente vai garantir o direito desses jovens de empreender", disse. Para Clementino, o intuito do programa é incentivar boas ideias. "O que a gente quer é que esses jovens tenham capacidade empreendedora para gerar emprego e renda não só para eles, mas para outras pessoas".

Metodologia

Dentro da metodologia Aprender-Fazendo, os alunos terão aulas práticas de como gerir uma empresa, no módulo miniempresa. "O jovem constrói uma empresa do zero, eles têm que vender produtos em shopping centers e a gente faz, no final, uma concorrência de miniempresas", explica Igor Queiroz. "Além do miniempresa, vamos dar educação financeira, ensinar como fazer orçamentos de modo que esse jovem vai estar muito mais equipado para chegar ao primeiro emprego", diz.

Expectativa

Durante a cerimônia de assinatura do Termo de Colaboração, o prefeito de Senador Pompeu, Maurício Pinheiro, parabenizou a iniciativa da JA Ceará e disse que o projeto irá mudar a realidade de vários municípios do Estado, afastando os jovens da criminalidade. "A criatividade do projeto JA Ceará irá trazer grandes ideias e prosperidade para a nossa juventude", afirmou Pinheiro. Os municípios contemplados são Caucaia, Horizonte, Maracanaú, Maranguape, Caririaçu, Crato, Juazeiro do Norte, Baixio, Cedro, Camocim, Redenção, Baturité, Quixadá, Ibicuitinga e Senador Pompeu. A aluna do Cits São Bernardo, em Messejana, Ana Paula de Oliveira, contou que o curso de capacitação do Cits já mudou a sua realidade. "É uma grande oportunidade para quer começar no empreendedorismo", disse a jovem que pretende abrir um salão de beleza.

Inscrições

Para se inscrever, os jovens devem se dirigir às secretarias de Ação Social dos respectivos municípios beneficiados, com exceção de Caucaia, onde as inscrições serão intermediadas pela Secretaria de Esportes.

Os interessados devem portar RG e comprovante de residência. Para participar, os jovens devem estar cursando o 1º ano do Ensino Médio e ter entre 15 e 29 anos de idade. Além disso, é necessário ter participado de um curso do Projeto Primeiro Passo, realizado pela STDS.

Junior Achievment

Fundada em abril de 2005, com sede em Fortaleza, a JA Ceará oferece 25 programas educativos voltados para o empreendedorismo, beneficiando crianças, adolescentes e adultos na Capital e em todo o Estado. Através de sua tecnologia, busca propiciar uma nova compreensão educacional, incorporando o empreendedorismo ao currículo dos ensinos fundamental, médio e universitário.

Até 2016, a associação alcançou 46.500 alunos beneficiados de 320 escolas, entre privadas e da rede pública estadual, e 2.261 voluntários e orientadores da metodologia de empresas parceiras e universidades em todo o Estado.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.