Projeto vai capacitar mais de 730 jovens

Empreendedor Criativo terá duração de um ano e prepara os jovens para o mercado de trabalho em suas competências

Escrito por Redação ,
Legenda: O projeto pedagógico consiste na metodologia Aprender-Fazendo, que traça, na prática, cenários e oportunidades para o desenvolvimento dos jovens

Conhecimento, qualificação profissional e vontade de empreender são fatores essenciais para a geração de trabalho e renda, sobretudo neste momento de crise e de desemprego em alta. Nesse cenário, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e a Junior Achievemet Ceará (JA Ceará) lançam hoje (21) 730 novas vagas do Projeto Empreendedor Criativo, em mais 15 municípios do Estado.

O lançamento das novas turmas será no Centro de Inclusão Tecnológica (CITS), do bairro José Walter, e contará com a presença do titular da STDS, Josbertini Clementino e do diretor-presidente da JA Ceará, Igor Queiroz. Direcionado para alunos concludentes de cursos de qualificação profissional promovidos pela STDS, o projeto, que já contempla 270 jovens de Fortaleza, segue, agora, para o Interior cearense. "Este projeto é um grande sim à nossa juventude, que precisa do nosso total apoio para que se desenvolva plenamente. Além da Capital, estamos levando capacitação para os municípios. Nosso intuito é expandir ainda mais esse projeto", antecipa Josbertini.

Capacitação

O Empreendedor Criativo terá duração de um ano e visa a proporcionar a jovens com idades de 15 a 29 anos, experiência prática na organização e na operação de uma empresa, preparação para o mercado de trabalho e nas competências desejadas, perspectivas e gestão de carreira, bem como planejamento financeiro para o sucesso pessoal e profissional. O projeto pedagógico consiste na metodologia Aprender-Fazendo, da JA Ceará, que traça, na prática, cenários e oportunidades para o desenvolvimento juvenil.

O projeto é composto pelos módulos: as Vantagens de Permanecer na Escola, Conectado com o Amanhã, Meu Dinheiro Meu Negócio, Habilidades para o Sucesso, Vamos Falar de Ética e Miniempresa.

Os municípios contemplados são Caucaia, Horizonte, Maracanaú, Maranguape, Caririaçu, Crato, Juazeiro do Norte, Baixio, Cedro, Camocim, Redenção, Baturité, Quixadá, Ibicuitinga e Senador Pompeu.

Inscrições

Para se inscrever, os jovens devem se dirigir às secretarias de Ação Social dos respectivos municípios beneficiados, com exceção de Caucaia, onde as inscrições serão intermediadas pela Secretaria de Esportes.

Os interessados devem portar RG e comprovante de residência. Para participar, os jovens devem estar cursando o 1º ano do Ensino Médio e ter entre 15 e 29 anos de idade. Além disso, é necessário ter participado de um curso do Projeto Primeiro Passo, da STDS.

A JA Ceará oferece 25 programas educativos voltados para o empreendedorismo, beneficiando crianças, adolescentes e adultos na Capital e em todo o Estado. Através de sua tecnologia, busca propiciar uma nova compreensão educacional, incorporando o empreendedorismo ao currículo dos ensinos fundamental, médio e universitário.

Até 2016, a associação alcançou 46.500 alunos beneficiados de 320 escolas, entre privadas e da rede pública estadual, e 2.261 voluntários e orientadores da metodologia de empresas parceiras e universidades em todo o Estado.

A JA Ceará foi fundada em abril de 2005 e possui uma sede em Fortaleza.

Mais informações:

Lançamento de vagas do Empreendedor Criativo
Data: 21 de setembro, às 9h30
Local: CITS José Walter, Av K, 330, 1° Etapa, Conj. José Walter

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.