Projeto da Fraport deve suportar demanda do hub

Empresa alemã trará ao Ceará, pela 1ª vez, a CEO no Brasil, Andrea Pal, e Stefan Schulte, o CEO na Alemanha

Escrito por Armando de Oliveira Lima - Repórter ,
Legenda: Mudanças já estariam sendo executadas pela Fraport no plano operacional do Aeroporto, entregue na última semana à Anac
Foto: FOTO: JOSÉ LEOMAR

Uma das exigências do contrato de concessão do Aeroporto de Fortaleza à iniciativa privada, o projeto de ampliação que a Fraport Brasil vai executar no terminal deve suportar a demanda do hub da Air France-KLM, segundo afirmou Cesar Ribeiro, secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado e representante do governo cearense no grupo de trabalho que reúne Prefeitura de Fortaleza, a companhia aérea e a concessionária.

"O projeto inicial da Fraport, que ainda não finalizado, contempla um hub dessa envergadura, até porque se formos analisar, é um voo por dia. Acho que a partir do momento que novas operações forem agregadas ao Aeroporto, e a Fraport tem conhecimento muito grande e um know how desse tipo, eles vão trabalhar para fazer uma estrutura de voo, local, conexão e tudo para englobar qualquer projeto", afirmou ontem (17) durante apresentação para diretores da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec).

Ribeiro revelou ainda que soube que mudanças estariam sendo já executadas pela empresa alemã no plano operacional do Aeroporto, que foi entregue na semana passada à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Necessidades a mais

Mesmo afirmando que "o governo fez um trabalho prévio e muito bem feito na questão principal, que são os incentivos fiscais", o secretário de Desenvolvimento Econômico contou que vai à São Paulo na próxima semana para "ter a primeira reunião administrativa" com representantes da Air France-KLM. Na pauta, Cesar Ribeiro afirmou que irá "ver exatamente o que eles vão precisar para a gente direcionar esse investimento aqui para o Ceará".

"Agora, o que vamos tentar fazer é criar um grupo amplo de trabalho para falar do projeto da Air France. Na verdade, não só tratar da Air France, mas do Ceará recebendo um grande projeto de hub e vendo com agentes como a Anac, o que precisa ser feito para receber um projeto desse", detalhou o secretário.

Sobre a visita da CEO Andrea Pal ao Ceará na semana que vem, ele afirmou não ter informações se representantes da Air France-KLM estarão presentes e nem quais serão os convidados da concessionária. Ribeiro assegurou que o evento - mesmo sendo realizado no Palácio da Abolição - é organizado pela Fraport. No entanto, além da executiva, ele disse esperar todo o staff da empresa alemã no Ceará, incluindo o CEO da Fraport na Alemanha, Stefan Schulte.

Essa será a primeira vez que a CEO da empresa no Brasil estará no Ceará, conhecendo os agentes e, principalmente, a estrutura do Aeroporto de Fortaleza - equipamento arrematado pela Fraport no leilão de abril.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.