Produção da Silat já é comercializada

Instalada na Caucaia, a fábrica está atendendo inicialmente ao setor da construção civil com telas e treliças

Escrito por Redação ,
Legenda: Capacidade de produção é de 60 mil toneladas de telas e treliças no ano

Já estão sendo comercializados no mercado brasileiro os primeiros produtos da Siderúrgica Latino-Americana (Silat), em instalação no município de Caucaia. A fábrica de trelas e treliças do empreendimento, que possui capacidade para 60 mil toneladas por ano, entrou em fase de produção em maio passado e, no momento, os itens produzidos estão sendo vendidos para o Nordeste e Centro-Oeste, com algumas vendas pontuais no Sul e Sudeste, como informa o diretor-superintendente da usina, José Martinez Puga.

A fábrica de malhas eletrosoldadas, que produz telas e treliças para atender à construção civil, é o primeiro módulo da Silat. Para fabricar estes produtos, a usina utiliza como matéria-prima o fio-máquina o qual, por enquanto, está sendo importado da China. "Com a entrada do nosso laminador em operação, passaremos a fabricar nossa própria matéria-prima, deixando de importar o insumo", esclarece o diretor-superintendente.

Segunda etapa de produção

O laminador, que é o segundo módulo da usina, produzirá 600 mil toneladas de vergalhão (ferro de construção CA50) e de bobinas de fio-máquina de até 2,5 toneladas por bobina. Segundo o diretor-presidente da Silat, esta etapa se encontra em fase final de montagem, com previsão de entrada em operação no quarto trimestre deste ano.

Puga adianta que, em breve, serão iniciadas as obras de construção de uma aciaria, com capacidade de produção de até 1,3 milhão de toneladas/ano de tarugos, que é a matéria-prima para o laminador. A estimativa de entrada em operação desta planta é no final de 2015. A Silat fornece especialmente para a construção civil, apesar de a atual conjuntura para o segmento, aponta o diretor-presidente, não estar tão favorável.

"Devido ao cenário atual de incertezas políticas e econômicas, o segmento está andando de 'lado', segurando os investimentos, aguardando um horizonte mais claro dos rumos do Pais", afirma Puga.

Histórico

A Silat é uma laminadora do grupo espanhol Hierros Añon, em parceria com o governo estadual e iniciou suas obras em janeiro do ano passado, em uma área de 148 hectares no quilômetro 32 da rodovia BR-222, em Caucaia.

O empreendimento será implantado em três etapas. Nesta primeira, que inclui as duas fábricas (de malhas eletrosoldadas e o laminador de aço), estão sendo investidos R$ 232 milhões, que contam também com participação societária do governo estadual, através da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado (Adece), com 10% do empreendimento.

A segunda etapa da Silat prevê a produção de chapas laminadas, sendo 700 mil toneladas por ano. O orçamento para a instalação desta fase é de cerca de R$ 700 milhões. A terceira fase contemplará a aciaria.

Sérgio de Sousa
Repórter

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.