Produção agrícola no Ceará em abril cresce 201,7%

Se considerada somente a produção de grãos - algodão herbáceo, amendoim, arroz, feijão, mamona, milho e sorgo -, o crescimento chega a 332,99% maior

Escrito por Redação ,

A produção agrícola de sequeiro no Ceará obtida em abril deste ano foi 201,7% maior em relação à safra colhida em igual período de 2016, segundo o relatório divulgado pela  Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) nesta quinta-feira (11).

O documento mostra que, se considerada somente a produção de grãos - algodão herbáceo, amendoim, arroz, feijão, mamona, milho e sorgo -, o crescimento chega a 332,99% maior do que em abril do ano passado. Já a cultura de mandioca tem produção estimada em 109,48% maior.

No ano passado, devido à severa seca, a produção obtida foi somente de 506,2 mil toneladas de grãos e mandioca. Já em abril deste ano, o montante obtido foi de 1,5 milhão de toneladas.

Os dados obtidos pela Ematerce confirmam a produção esperada e, em alguns casos, até superam as expectativas. A área colhida e/ou a colher este ano era inicialmente de 975,3 mil hectares (1 hectare corresponde a 10 mil²), mas ficou em 997,5 mil hectares, isto é, 2,27% maior em relação ao mês de abril de 2016.

PRODUÇÃO AGRÍCOLA DE SEQUEIRO
Create bar charts

 

A produção atual em relação ao que se era esperado para o mês também foi maior. A expectativa era de colher 1,4 milhões de toneladas, a colheita foi de 1,5 milhões.

Chuvas

No último mês, dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apontam que, em abril, as chuvas ocorreram em todas as regiões, no entanto, pelos dados acumulados desde janeiro, apenas quatro regiões tiveram desvios positivos para as chuvas ocorridas em função do volume médio. Foram elas: Metropolitana, Extremo Norte, Zona Norte e Ibiapaba. As demais regiões receberam chuvas abaixo da normal.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.