Procon de Recife autua BB

Escrito por Redação ,

Após venda de dólares falsos em uma agência do Banco do Brasil (BB) de Recife, a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos, através do Procon-PE, autuou ontem a instituição financeira, proibindo as agências do BB de fazer operações de câmbio, em Pernambuco, por um período de 30 dias. Também foi exigido que o banco apresente, num prazo de 24 horas, um plano emergencial de assistência jurídica e material às vítimas. A instituição reconheceu que, até ontem, pelo menos seis clientes compraram notas falsas. A decisão da administração pernambucana prevê multa diária de R$ 500 mil para o banco caso a determinação seja descumprida.

Segundo informou o banco, em nota, a venda de notas falsas se restringiu a uma agência da capital pernambucana. "O lote de cédulas foi identificado e isolado. Portanto, trata-se de caso pontual. O BB reafirma que não existe risco para demais clientes que realizaram, ou venham a realizar operações de câmbio em Recife e demais praças", disse a instituição.

Conforme o Banco do Brasil, nenhum caso de venda de notas falsas foi registrado em agências do Ceará. A venda de notas falsas ganhou destaque após denúncias de clientes que foram surpreendidos ao constatarem que haviam comprado dólares falsificados.

"O Banco do Brasil esclarece que, tão logo detectadas as ocorrências, iniciou a apuração dos fatos e adotou as medidas de segurança necessárias. Além disso, já fez contato com todos os clientes que fizeram operações de câmbio nas quais poderiam ter sido utilizadas cédulas do lote envolvido, e prestou as devidas orientações", disse o banco.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.