Presentes que cabem no orçamento

A perspectiva neste ano é de um gasto médio no valor de R$ 200 por cliente, de acordo com informações da Abrasce

Escrito por Redação ,
Legenda: Neste ano, a estimativa é que os segmentos mais procurados nos shoppings sejam os de perfumaria, chocolates, joias e pelúcias
Foto: Foto: kléber a. Gonçalves

A despeito do contexto econômico atual, os shoppings do Ceará aguardam otimistas o aquecimento das vendas para o Dia dos Namorados. A expectativa do setor é crescer até 2% em relação a igual período de 2014. Apostando na variedade de opções e de preços, e investindo em promoções e facilidades de pagamento, o varejo quer que os enamorados não tenham desculpa para deixar de presentear.

As marcas estão com sugestões de presentes que vão arrancar suspiros e beijos, sem ferir o bolso dos apaixonados. Com menos de R$ 20 é possível comprar um batom O Boticário ou uma caixa temática de bombons Sonho de Valsa. Desembolsando menos de R$ 100 há opções de estojos exclusivos de perfumes masculinos e femininos, bijuterias, entre outros. A partir desse valor, então, não há limite para ganhar abraços e sorrisos. São diversos tipos de roupas, calçados, eletroeletrônicos, tudo com um amplo leque de preços.

A coordenadora estadual no Ceará da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Jacqueline Braga, estima que o tíquete médio dos presentes será de R$ 200,00. Ela acredita que os segmentos mais procurados pelos apaixonados serão perfumaria, chocolates, joias e pelúcias. Segundo ela, a previsão neste ano é de "uma média de crescimento em patamares mais realistas, porém positivos".

"Esperamos crescer no mercado local 2% em relação a igual período do ano passado. Lembrando que alguns segmentos estão fugindo dessas previsões, como as óticas, telefonia, perfumaria e joias, que despontam com percentuais bem mais elevados, ultrapassando 25%", afirma a coordenadora da Abrasce.

Para atrair o consumidor, que está mais "cauteloso", diz Jacqueline Braga, o negócio é investir em vários tipos de estratégias. "A melhor das estratégias é mesmo a prática de excelentes promoções e preços sedutores, aliado ao parcelamento das compras. É válido investir em propaganda para divulgar as vantagens para o consumidor, tais como promoções, sorteios, bônus, compre e ganhe, entre outras. Tudo isso aliado a um atendimento atento e impecável para trabalhar bastante a venda adicional", recomenda.

Vale viagem

Associado à Abrasce, o Shopping Parangaba irá sortear um vale viagem no valor de R$ 15 mil para quem realizar a partir de R$ 100 em compras nas lojas do shopping entre os dias 28 de maio e 14 de junho, sendo que de terça a quinta-feira os cupons fiscais valerão em dobro. As notas de compras devem ser trocadas no balcão da promoção no Piso L2, ao lado da C&A, e o sorteio será no dia 15 de junho.

Com a promoção, os lojistas do Parangaba estimam ampliar seus faturamentos em 35% face a períodos normais. Para eles, os itens preferidos para a data devem ser vestuário, perfumes e cosméticos, com a perspectiva de um gasto médio por presente no valor de R$ 150 por cliente.

De acordo com o superintendente do centro comercial, Leonardo Franco, a data comemorativa ocupa o terceiro lugar nas vendas do Shopping e promete trazer bons resultados.

"A partir do fim de maio já percebemos o aumento no número de vendas, que se intensificam com a proximidade da data. Esse ano, a expectativa é que o Shopping Parangaba atraia 600 mil pessoas e movimente aproximadamente R$ 10 milhões até o dia 12", projeta Franco.

Ângela Cavalcante
Repórter

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