Prefeitura quer PPP para iluminação pública

De acordo com o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, possibilidade está em fase de estudos

Escrito por Levi de Freitas - Repórter ,
Legenda: Em evento do Lide Ceará, Roberto Cláudio disse que a PPP permitiria investir "em expansão da rede e da tecnologia da iluminação pública"
Foto: Foto: Kid Júnior

Fortaleza poderá ter um sistema de iluminação pública gerido pela Prefeitura em Parceria Público-Privada (PPP) com alguma empresa. A data para que isso ocorra, no entanto, ainda não está estabelecida. De acordo com o prefeito Roberto Cláudio, o que há, por hora, é uma prospecção, em que a viabilidade de transformar os postes em roteadores Wi-Fi, por exemplo, está sendo avaliada.

"Estamos prospectando potenciais, estudando a viabilidade ainda. Algumas cidades estão fazendo ou tentando fazer, como São Paulo, que tem problema, mas montou um modelo de PPP, e acho que Belo Horizonte também. Basicamente, a PPP permitiria um investimento em expansão da rede e aumento da tecnologia da iluminação pública. Permitiria aumentar o número de leds, colocar sensor, ponto de internet wi-fi. É uma coisa nova no Brasil, mas que tem muito fora daqui. Estamos estudando ainda a viabilidade, internamente", revelou o gestor.

Roberto Claudio foi convidado do almoço-debate do Grupo de Líderes Empresariais (Lide) Ceará realizado na última sexta-feira (20), no hotel Gran Marquise, em Fortaleza. Ele falou sobre "O futuro da cidade e a gestão da Prefeitura de Fortaleza", para uma plateia formada exclusivamente por associados ao Lide Ceará e convidados da entidade, que completa um ano de atuação no Estado.

O prefeito revelou que a Capital apresenta boa avaliação em termos fiscais, o que faz com investidores a olhem com bons olhos e permite crédito junto às instituições financeiras.

"Há um conjunto de indicadores que estabelecem a capacidade do município se endividar, contrair empréstimo. Basicamente, é uma exaustiva avaliação, desde gasto com pessoal, se tem pago em dia as dívidas atuais, nível de investimento presente, situação previdenciária. Pega uma série de indicadores para avaliar se o município tem solidez fiscal. E hoje Fortaleza é uma das poucas cidades, não passa de dez, nessa situação, que permite contrair empréstimos. Recebemos nota B em investimento. Contraimos dois empréstimos, temos o terceiro até o fim do ano, e mais dois no próximo ano, graças a essa possibilidade da boa situação fiscal", afirmou, destacando que os valores financiados para 2018 superam os US$ 185 milhões e serão investidos em "drenagem, urbanização de áreas da periferia sem estrutura, escolas em tempo integral e meio ambiente".

Estádio

A Prefeitura de Fortaleza trabalha em uma lista de equipamentos para funcionar sob modelo de PPP. Dentre estes ativos, está o Estádio Presidente Vargas (PV). Contudo, o prefeito revelou que pretende realizar uma parceria com os dois principais times de futebol da Capital - Ceará Sporting Club e Fortaleza Esporte Clube, para uma gestão conjunta do estádio do Benfica.

"Ninguém sabe o formato ainda, mas seria um regime de co-gestão. Não tenho interesse em entregar o PV. É um estádio da cidade, do futebol cearense e de eventos. Não acho que privatizar ou concessionar para qualquer um seja o melhor interesse da cidade. Entretanto, surgiu essa oportunidade. Estamos estudando internamente as possibilidades. Se for bom para o futebol cearense, será bom para a cidade. Vamos ver questão de custos, mas estamos explorando essa possibilidade", afirmou, ressaltando ainda que o Ginásio Paulo Sarasate está em situação "mais adiantada" e deverá entrar no pacote para concessão.

O gestor do Município terá na próxima segunda-feira (23) reunião com representantes da empresa alemã Fraport, nova concessionária do Aeroporto Internacional Pinto Martins. "É uma pauta inicial, começo do trabalho. Alguns assuntos naturalmente são importantes como acessibilidade do aeroporto, mobilidade de quem entra e sai de lá. Imagino também que o hub, ao se estabelecer, deve saber quais as possibilidades de uso de área no entorno do aeroporto, o zoneamento em torno do aeroporto. Será uma pauta mais ligada ao funcionamento da própria Fraport. Vamos começar a estabelecer um grupo de trabalho e juntos definirmos quais as necessidades para tirar o melhor proveito que as concessões em si, os voos em si, trazem. Como vamos potencializar essa presença deles aqui, é o que temos que tratar", apontou.

Evento

A presidente do Lide Ceará, Emília Buarque, celebrou na ocasião o primeiro ano de atuação do grupo no Estado. Ela antecipou que o Ceará receberá, no próximo ano, o primeiro evento internacional do Lide. "Nosso primeiro projeto de 2018 é um fórum de energias renováveis, em março, junto com empresários da Itália e Alemanha. A ideia é trazer empresas com perspectiva de investimento no Ceará. O Lide global tem vários fóruns, mas de energias renováveis será o primeiro no mundo", afirmou.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.