Prefeitura quer potencializar investimentos da Fraport

Prefeito leva comitiva a Alemanha para conferir a operação do maior aeroporto administrado pela empresa alemã

Escrito por Redação ,

Menos de uma semana após o governador do Ceará, Camilo Santana, ter participado em Frankfurt de reunião com executivos da Fraport AG, empresa alemã que venceu o leilão de concessão do Aeroporto Internacional Pinto Martins, agora será a vez do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, se encontrar com a diretoria da companhia na Alemanha nesta quarta-feira (29).

Na pauta, além do hub (centro de conexões de voos) que a Latam Airlines busca instalar no Nordeste - e tem Fortaleza como uma das cidades-alvo -, estão as alianças que podem ser feitas entre a Prefeitura e a concessionária para fortalecer a economia da Capital cearense.

"Queremos saber o que a Prefeitura precisa fazer para potencializar ainda mais os investimentos da Fraport em Fortaleza. Vamos fazer uma apresentação sobre a cidade para a empresa, destacando as oportunidades para tornar Fortaleza um destino turístico ainda mais atrativo", destaca o prefeito. Com a chegada da Fraport a Fortaleza para administrar o Aeroporto, a partir do próximo dia 28 de julho, a ideia da Prefeitura é ampliar as parcerias com a empresa alemã em setores como infraestrutura, comércio, serviços e turismo, beneficiando a economia da cidade por meio da geração de emprego e renda e Município com a arrecadação de mais receita.

Agenda na Alemanha

A agenda de Roberto Cláudio em Frankfurt terá duração de dois dias. No primeiro (29), o prefeito se reunirá com o CEO da Fraport, Stefan Schulte, e outros representantes da companhia. "Basicamente, vamos apresentar Fortaleza para a empresa e saber deles o cronograma de investimentos, ações e operações para o aeroporto", afirma.

Já no segundo dia (30), o prefeito conhecerá as operações do Aeroporto de Frankfurt, principal hub aéreo da Europa. Também fazem parte da comitiva o secretário de governo, Samuel Dias, e a secretária de Relações Internacionais do Município, Patrícia Macêdo.

Tarefas na Índia

No dia 31, o prefeito deixa Frankfurt e segue para Nova Delhi, na índia, onde participa de seminário do Novo Banco de Desenvolvimento dos Brics (grupo formado Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Fortaleza foi a única cidade convidada para o evento que reúne financiadores multilaterais e privados para ações nas áreas de mobilidade, sustentabilidade e infraestrutura.

"Estamos buscando financiamento para projetos como o Fortaleza 2040, além de viabilizar empréstimos para novos corredores de transporte público, para a urbanização do Parque Rachel de Queiroz e para a operação urbana da atual área de tancagem em Fortaleza (que deverá ser transferida do Mucuripe para o Pecém)", informa Roberto Cláudio.

Hub da Latam

A união de esforços do governo do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza visa, principalmente, fortalecer o relacionamento com a Fraport a fim de atrair o hub (centro de conexões de voos) que a Latam Airlines pretende instalar no Nordeste. Natal e Recife também estão na disputa pelo equipamento.

Na última quinta-feira (23), o governador do Ceará, Camilo Santana, esteve reunido com Stefan Schulte, em Frankfurt. Durante o encontro, Camilo disse que mediará uma reunião entre a empresa alemã e a Latam, em mais um esforço para atrair o hub da companhia a Fortaleza.

"A Fraport tem muito interesse pelo hub. Falou, inclusive, sobre outras alternativas. Nosso objetivo é que a parceria seja ampliada para novos negócios, que ainda serão estudados", afirmou o governador, na ocasião.

Visita a Fortaleza

Executivos da Fraport visitarão o aeroporto de Fortaleza no início de abril. A empresa arrematou o terminal cearense por R$ 1,5 bilhão, no último dia 16, em São Paulo. Também em abril, Camilo busca se reunir com a presidência da Latam, tanto na sede da empresa em Santiago, no Chile, quanto em São Paulo.

"Com a expertise da Fraport, não tenho dúvidas de que nosso aeroporto será mais moderno e confortável para receber os turistas que visitam o Ceará e nos dará vantagem competitiva para receber o hub da Latam", disse o governador, quando esteve em Frankfurt.

A Latam ainda não tem data definida para divulgar a capital onde o hub será instalado. De acordo com a companhia, o anúncio será feito quando a atual situação macroeconômica do Brasil melhorar.

"A escolha da cidade que poderá receber o hub será feita em um momento mais adequado", destacou a Latam.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.