Prefeitura lança PMI para reduzir custos com energia

Escrito por Redação ,
Legenda: Estudo apontará a melhor alternativa para a empresa, se é a criação de um parque solar ou a instalação de placas diretamente sobre os prédios

Com o intuito de reduzir custos com eletricidade e promover a eficiência energética nos edifícios municipais, a Prefeitura de Fortaleza lança hoje (21) o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) da Energia Limpa. Com a medida, empresas interessadas vão realizar estudos de viabilidade da implantação do projeto e aquele que for julgado melhor passará pelo processo de licitação e será executado pela iniciativa privada.

Inspirado em iniciativas que vêm sendo implementadas pela iniciativa privada, a proposta da prefeitura é mudar a matriz energética - deixar de pagar à Enel e encontrar uma alternativa mais barata, sem realizar investimentos no processo. "O estudo vai apontar qual a melhor alternativa para a empresa, se é a criação de um parque solar ou a instalação de placas diretamente sobre os prédios, por exemplo", explica o coordenador de Fomento às PPPs, Rodrigo Nogueira.

Além de oferecer uma nova fonte de energia aos equipamentos da prefeitura, a empresa que vencer a licitação terá de trocar as lâmpadas desses edifícios por novas unidades de LED, que consomem menos energia. "Isso vai exigir zero recurso da prefeitura. Tanto para o estudo como para quando for pagar o serviço, vamos deixar de pagar a Enel e para pagar para essa empresa, com algum desconto", aponta.

Inicialmente direcionado a escolas e creches, segmento que mais consome energia no município, segundo Nogueira, a ideia deverá ser replicada nos edifícios das demais áreas do Executivo municipal. "Vamos observar esse primeiro e, depois, faremos mais lançamentos. Ver se até o fim do ano lança para a saúde".

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.