Prefeitura incentiva avanço de novos negócios na Capital

Escrito por Redação ,
Legenda: Criadas em fevereiro de 2014, as Salas do Empreendedor de Fortaleza já foram responsáveis por 4.150 formalizações de microempresários

Formalização de microempreendedores, acesso a microcrédito, capacitação gerencial, apoio na comercialização de produtos e consultorias empresariais são os serviços oferecidos nas Salas do Empreendedor de Fortaleza. Criadas em fevereiro de 2014 pela Prefeitura, as unidades já foram responsáveis por 34.783 atendimentos em dois anos, superando em 16% a expectativa inicial (30 mil atendimentos).

>O lado 'B' da crise: nova forma de começar 2016

>Ousadia para compor nova história e tocar bem o futuro

Deste total, 4.150 foram relativos a formalizações; microcrédito (476); consultoria (1.651); capacitação (5.680); e comercialização (22.826), de acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE). A expectativa da Prefeitura Municipal para este ano é realizar, no mínimo, mais 15 mil atendimentos.

A coordenadora de Empreendedorismo e Sustentabilidade de Negócios da SDE, Janemary Jucá, atribui o bom desempenho do programa a dois fatores. O primeiro diz respeito à estrutura oferecida nas salas, que dispõem de equipamentos modernos e profissionais capacitados. O segundo está ligado à habilidade que o cearense tem para o empreendedorismo.

"Muitas pessoas com carteira assinada, mas que têm alguma habilidade, nos procuram e conseguem fazer seus negócios darem certo. Nosso povo tem grande vocação para micros e pequenos negócios.

O poder público precisa tratar o empreendedorismo como uma política social", afirma, lembrando que a criação das salas está em consonância com a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (Lei Complementar 123/2006). "Em 2015, aprovamos a Lei Municipal 10.350/2015 para regulamentar a Lei Geral em Fortaleza", acrescenta a coordenadora.

De acordo com Janemary, 52% das pessoas que procuram as Salas do Empreendedor são mulheres com idade entre 18 e 29 anos, e 48% homens com a mesma faixa etária.

"O público feminino vem se destacando bastante, principalmente, em atividades voltadas à beleza e estética, como salões de beleza. No geral, os jovens estão com menos medo de empreender", observa.

Em 2016, o foco da Prefeitura de Fortaleza será no fortalecimento dos micros e pequenos negócios, ampliando o número de consultorias. Para Janemary, apoiar o empreendedor após a abertura de uma atividade é fundamental para evitar o fechamento de empresas recém-criadas, problema comum no País. "Esse projeto só está dando certo porque contamos com o apoio de parceiros como o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e algumas instituições financeiras", destaca a coordenadora.

Localização

As seis salas ficam localizadas em cada uma das Secretaria Executivas Regionais (SERs) de Fortaleza. Foram criadas para melhorar o ambiente necessário para quem deseja empreender e, consequentemente, favorecer a economia da cidade com a geração de emprego e renda.

Os interessados em obter informações e se cadastrar na Sala do Empreendedor podem procurar a SER mais próxima. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Para efetuar o cadastro, basta apresentar os seguintes documentos: Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência e Título de Eleitor. (RS)

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.