PIS-Pasep: saldo será distribuído

Valor será creditado nas contas individuais dos participantes do fundo no próximodia 30 de junho

Escrito por Redação ,
Legenda: Abono salarial do PIS-Pasep poderá ser sacado em agências da Caixa (iniciativa privada) e do Banco do Brasil (servidores públicos)
Foto: Foto: José Leomar

O Conselho Diretor do Fundo PIS-Pasep autorizou a distribuição aos participantes de parte do saldo registrado na rubrica "Reserva para Ajuste de Cotas" em 30 de junho de 2016, conforme resolução publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 21.

De acordo com a decisão, a distribuição será creditada na conta individual do participante no próximo dia 30 de junho (sexta-feira) no valor correspondente a 1,40% do saldo da respectiva conta antes do crédito de que trata o artigo 3º da Lei Complementar 26/75.

Depois da distribuição dessa reserva, os participantes também irão receber no encerramento do exercício financeiro 2016/2017 créditos sobre o saldo de sua conta individual nos seguintes porcentuais: 1,297% de atualização monetária; 3% de juros; e 3% de resultado líquido adicional. Os participantes poderão sacar os valores de acordo com o cronograma de pagamentos, que ainda será divulgado pelo governo.

Abono

Quem ainda não sacou o abono salarial do PIS/Pasep ano-base 2015 têm até o dia 30 deste mês. Tem direito a receber o dinheiro quem está inscrito no PIS-Pasep há pelo menos cinco anos, trabalhou formalmente por um período de pelo menos 30 dias em 2015 com remuneração mensal média de até dois salários mínimos e teve seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

O valor do benefício a ser recebido varia de acordo com o tempo de trabalho com carteira assinada exercido no ano de 2015. Se o trabalhador exerceu a atividade durante todos os 12 meses, vai receber o valor integral do benefício, que é de um salário mínimo (R$ 937). Se o tempo de trabalho foi de apenas um mês, será creditado o equivalente a 1/12 do salário (R$ 78), e assim sucessivamente.

Trabalhadores da iniciativa privada pode retirar o abono em agências da Caixa Econômica Federal e servidores públicos, no Banco do Brasil. Basta apresentar um documento de identificação e o número do PIS-Pasep.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.