Pirambu digital completa 10 anos em ações sociais

Escrito por Redação ,
Legenda: Nos últimos dois anos, por conta da crise econômica pela qual passa o Brasil, a Pirambu Digital perdeu cooperados e clientes, mas tenta reverter a situação

Cooperativa de tecnologia que busca prestar serviços de alta qualidade técnica e profissional desde 2007, a cearense Pirambu Digital chega a seus dez anos de criação comemorando conquistas e buscando alternativas para abrir mercados com parcerias.

Leia mais

.Modelo no setor agropecuário espera crescer 50% neste ano

À medida que fornece suporte técnico a empresas ligadas a segmentos como educação e saúde, a cooperativa também ajuda no desenvolvimento social do bairro Pirambu, em Fortaleza, e de outras áreas do entorno.

Nos últimos dois anos, por conta da crise econômica pela qual passa o Brasil, a Pirambu Digital perdeu cooperados e clientes, mas tenta reverter a situação. Atualmente, o foco está em novas parcerias que deverão garantir à retomada do crescimento da cooperativa.

Uma dessas alianças é com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), organização social que atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, e com o Instituto Federal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

"Buscamos ampliar nosso volume de negociação com o setor industrial. Em breve, fecharemos também outro projeto na área da saúde. Queremos recuperar o número de clientes que tínhamos, antes dessa crise, e tentar crescer em torno de 30% neste ano", afirma o presidente da Pirambu Digital, Fabrício Monte Mendes.

Hoje, o empreendimento conta com 15 cooperados ativos e atende a cinco empresas. Segundo Fabrício, mais de 250 cooperados já passaram por lá e mais de mil jovens, entre 18 e 25 anos, foram beneficiados com cursos de formação profissional.

Formação educacional

Na área social, um dos principais projetos apoiados pela cooperativa é a Casa do Saber, programa comunitário educacional e cultural ligado ao Movimento Emaús Amor e Justiça. O projeto é referência em educação alternativa para a comunidade do Pirambu.

"Parte do nosso lucro vai para projetos sociais. Só não beneficiamos ainda mais jovens porque não temos força econômica para atender muitas pessoas. No caso dos cursos profissionalizantes, priorizamos jovens do Pirambu e do entorno, mas abrimos as capacitações para pessoas de toda a cidade", observa Fabrício.

A história da cooperativa é marcada por conquistas importantes. Em 2009, por exemplo, dois jovens cooperados embarcam para uma experiência de seis meses na França, parceria formada entre a Pirambu Digital e a Universidade de Evry.

Em 2015, a cooperativa ganhou um prêmio em reconhecimento ao trabalho exercido pelo grupo, sendo escolhida como a melhor tecnologia social na categoria Juventude pela Fundação Banco do Brasil.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.