PIB do Ceará cai pelo 5º trimestre consecutivo

O recuo verificado no Estado foi mais intenso que a média nacional e representa o 2º pior entre seis estados

Escrito por Murilo Viana - Repórter ,
Legenda: A agropecuária desponta como o único setor com avanço (2,95%), mas a base de comparação é muito baixa (-37,11%), avalia o Ipece
Foto: Foto: KID JUNIOR

A economia cearense chegou ao quinto trimestre consecutivo de queda no segundo trimestre desde ano. O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 4,65% no Ceará nesse período em comparação aos mesmos três meses de 2015, dando seguimento aos recuos do primeiro trimestre deste ano (-5,5%) e do segundo (-5,69%), terceiro (-8,60%) e quarto (-7,40%) trimestres de 2015. Os dados são do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

A retração no segundo trimestre de 2016 foi mais intensa que a média nacional (-3,8%) e representa o segundo pior desempenho dentre os seis estados que já tiveram os dados divulgados. Só o Espírito Santo teve uma queda mais expressiva (-15%) que a cearense. O PIB do Ceará acumula retração de 5,08% no primeiro semestre e de 6,54% nos últimos doses meses, números também piores que as médias nacionais (-4,6% e -4,9%, respectivamente).

O diretor geral do Ipece, Flávio Ataliba, salienta que a intensa retração do PIB no Estado ainda recebe impacto da crise nacional, mas também é explicada pelo perfil da economia local.

Serviços puxa recuo

"Nesse tipo de crise, a indústria é atingida inicialmente. Em seguida, o setor que passa a sofrer é o de serviços. Como no Estado o peso desse segmento é por volta de 74%, ele passa a acusar com um pouco mais de intensidade os efeitos da crise em um segundo momento. O Estado começou a sentir o segundo momento", analisa Ataliba.

Assim como no primeiro trimestre, o recuo do PIB no segundo trimestre foi puxado pelo setor de serviços (-5,07%). Dentre os ramos do setor, a maior retração foi registrada pelo comércio (-10,63%). Também caíram segmentos como alojamento e alimentação (-3,19%) e transportes (-3,80%).

O PIB da indústria também caiu no segundo trimestre (-6,74%), impactado por recuos nos segmentos da construção civil (-15,25%) e de transformação (-5,02%).

A agropecuária desponta como o único dentre os três setores que teve resultado positivo (2,95%), mas a comparação é feita com o segundo trimestre do ano passado, quando já houve uma queda muito intensa, de 37,11%. Nesse caso, "qualquer melhora, como um regime de chuvas localizado apenas numa região, já representa uma variação positiva", pondera Ataliba.

Expectativa de melhora

A expectativa do diretor geral do Ipece é de que o PIB do Ceará feche o ano de 2016 com uma queda menor que a apresentada em 2015, que foi de 3,4%, segundo dados não revisados pelo instituto. Para isso, "é importante que no terceiro trimestre haja uma maior circulação de recursos e uma dinâmica no setor de turismo", finaliza Ataliba.

dsa

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.