Pecém exporta 5 milhões de toneladas de placas de aço

Marca será alcançada nesta semana com o embarque de mais um navio com os produtos fabricados no Ceará

Escrito por Redação ,
Legenda: Navio Proteas deve partir hoje do Porto do Pecém carregando o total de 69.991,80 toneladas de placas de aço produzidas pela CSP

Com destino ao Port of Mobile, em Alabama, nos Estados Unidos, o navio Proteas deve partir hoje do Porto do Pecém carregando o total de 69.991,80 toneladas de placas de aço produzidas pela Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). Este é o maior embarque já realizado desta carga no terminal cearense.

Com esta operação, o Porto alcança a marca de 5 milhões de toneladas de placas de aço exportadas desde o início das movimentações do material, em agosto de 2016.

Oriundo da Colômbia, a embarcação, que atracou no domingo (12), trouxe para o porto cearense 73.885 toneladas de carvão mineral para a termelétrica. Com a finalização da primeira operação, o Proteas foi carregado com as 3.048 placas de aço da siderúrgica. Marcando uma operação de "logística perfeita" em que o navio chega e parte carregado, otimizando os processos.

A Tecer Terminais Portuários atuou nas duas movimentações. "Com essa operação 'perfeita' nós conseguimos mostrar de forma concreta o potencial de eficiência do Porto do Pecém. A capacidade que nós temos de otimizar as linhas que operam por aqui destinos diversificados. A partir dessa operação os clientes com certeza estarão mais atentos nas possibilidades de aumentar a produtividade e diminuir os custos com as importações e exportações", afirma Carlos Alberto Alves, gerente da Tecer.

Balança comercial

Desde que entrou em operação, a Companhia Siderúrgica do Pecém tem influenciado a balança comercial cearense. O estudo Ceará em Comex, realizado pelo Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), mostra que mais de 60% do total exportado pelo Ceará são do município de São Gonçalo do Amarante, principalmente da forte produção do setor metalmecânico, além da presença da Zona de Processamento de Exportações (ZPE) do Pecém. As exportações da cidade saltaram 25,4% entre 2017 e 2018, chegando a marca de US$ 768,9 milhões. É nessa região que está instalada a CSP.

Taxas

Ainda conforme o estudo da Fiec, "a isenção das sobretaxas americanas sobre o aço brasileiro manteve o setor de 'ferro fundido, ferro e aço' como o principal na pauta exportadora cearense com US$ 772,7 milhões, crescendo 35% entre 2017 e 2018".

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.