Padronização permite crescimento do negócio

Escrito por Redação ,
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Empresário do ramo hoteleiro se organiza internamente e aperfeiçoa processos para vender mais

É possível inovar no comércio, no agronegócio, nos serviços que a empresa oferece ou ainda nos produtos que industrializa. Também é possível inovar nas estratégias de marketing e na organização e gestão das firmas. Algumas empresas inovam, além de seus produtos e serviços, aperfeiçoando também suas atividades diárias ou até a forma de vender e se organizar internamente.

Foi com essa visão, que Waldy Sombra, proprietário do Kalamari Hotel, um pequeno estabelecimento localizado no Porto das Dunas, na Região Metropolitana de Fortaleza, resolveu aperfeiçoar os serviços oferecidos. Ele percebeu que o restaurante que atende os hóspedes também poderia ser aberto ao público, que constantemente se desloca àquela localidade praiana para desfrutar de um dia de lazer.

Para tanto, buscou ajuda especializada e depois de passar por uma consultoria na área de alimentos e bebidas, introduziu um Manual de Boas Práticas e adotou o que se chama de Procedimentos Operacionais Padronizados - espécie de planilhas de controle -, pois, segundo ele, não adianta normatizar procedimentos se não efetuar o devido acompanhamento e avaliação.

"Para poder abrir o restaurante ao público, tendo condições de atender à crescente demanda, tive que investir em melhorias na forma de armazenar, manusear e preparar alimentos e bebidas, melhorando as condições de higienização dos pratos; definindo novos equipamentos e utensílios; assim como modificando o lay-out da cozinha e do restaurante. Até então eu só tinha condições de servir até 20 refeições diárias, com as mudanças, agilizaremos o processo, ganharemos tempo na elaboração dos pratos, e vamos estar preparados para servir até 150 pratos por dia", comemora o empresário, com os ganhos que obterá com as inovações.

Além da adoção de boas práticas no manuseio dos produtos e nas condições e segurança das instalações, ele conta que foram observadas também as noções de higiene dos funcionários, que foram orientados para tal. "Adotamos equipamentos de proteção individual e disponibilizamos ainda produtos e equipamentos para higienização em locais estratégicos do restaurante; e substituimos, por exemplo, as lâmpadas tradicionais por aquelas anti-explosão e anti-queda", destaca Sombra. "É um grande diferencial de qualidade e garantia dos nossos produtos e serviços que oferecemos para a clientela", completa.

O próximo passo, agora, é concluir a consultoria para a elaboração das novas fichas técnicas de cada prato, com o acompanhamento de uma nutróloga e de uma culinarista, definindo assim o cardápio. "Com isso, também ganharemos em produtividade, padronizando os pratos e evitando, assim, desperdícios", explica.

"Hoje, em função da concorrência, uma pequena empresa deve procurar atuar como uma grande empresa, buscar mais qualidade e atender melhor o cliente. Estar no patamar tecnológico de quem aplica as melhores técnicas e práticas e para tanto precisamos buscar o conhecimento", afirma.

APERFEIÇOANDO PROCESSOS
Melhor comunicação trouxe novos sócios

Investir em comunicação adequada com seu público não é privilégio apenas das grandes empresas. Mesmo com o orçamento curto e as limitações de um pequeno negócio, é possível inovar e dialogar de forma mais eficaz com quem interessa. Foi assim que o Sindicato dos Representantes Comerciais do Estado do Ceará (Sindvendas) apostou em um programa de comunicação integrada voltado para micro e pequenos empreendedores, o perfil dos seus associados.

"Estávamos sentindo a necessidade de melhorar a comunicação com os nossos associados. Mostrar à categoria todas as vantagens e benefícios de fazer parte do sindicato. Até então, essa era a nossa maior dificuldade. Assim, na tentativa de buscar meios que nos embasassem, conhecemos o Cresça e Apareça", explica Emanuelle Coelho, assistente de Marketing do Sindvendas. Segundo ela, a inovação na forma de desenvolver as atividades cotidianas é vital. "É a atitude que vai fazer a diferença nessas horas", afirma.

Apesar da implantação do novo sistema ter acontecido há menos de dois meses, os frutos já começam a ser colhidos: "De lá para cá acrescentamos mais 12 associados à nossa base", comemora. Conforme Emanuelle, o sistema implantado vem funcionando como um poderoso guia que assessora e direciona melhor quem não tem condições de pagar por uma agência de propaganda ou uma consultoria de marketing, mas sabe da importância desse investimento. "Com esse sistema temos informação suficiente para melhorar as ferramentas já existentes e construir novos instrumentos de marketing para auxiliar na comunicação", conta.

O retorno foi tanto, explica, que o Sindvendas já está estimulando o uso da ferramenta entre os representantes comerciais. "Isso vai fazer com que eles não fiquem limitados a entregar apenas um cartão de visitas para o cliente", argumenta. (ADJ)


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