Operações podem começar em junho

Escrito por Redação ,
Legenda: Pista de pouso, balizamento noturno, pátio de estacionamento de aeronaves e pistas de táxi do Aeroporto de Jericoacoara já estão 100% concluídos

Orçado em R$ 44 milhões, o Aeroporto de Jericoacoara deve começar a operar em junho deste ano, pelo menos é o que estima Paulo Edson Ferreira, assessor de infraestrutura aeroportuária do Departamento Estadual de Rodovias (DER). Segundo ele, uma equipe técnica da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já está inspecionando o equipamento para, em breve, emitir o chamado Certificado de Homologação, uma espécie de autorização para o recebimento de pousos e decolagens no local.

"A equipe da Anac chegou na última segunda-feira (9) e fica até a próxima sexta-feira (13). Eles estão verificando se tudo que está no projeto foi executado, conforme as normas nacionais e internacionais de aviação civil. Estamos otimistas, pois até agora só ouvi elogios", diz Paulo.

De acordo com o DER, o "lado ar" do Aeroporto de Jericoacoara, que engloba pista de pouso, pátio de estacionamento de aeronaves, duas pistas de táxi e o balizamento noturno já está 100% concluído. É exatamente essa parte do equipamento que será analisada pela Anac.

"Após a conclusão da inspeção, a equipe técnica da Anac elabora um relatório afirmando se o aeroporto está ou não em conformidade com as normas. Se tudo for aprovado, basta apenas aguardar que o Certificado de Homologação, válido por um prazo de dez anos, seja publicado no Diário Oficial da União para que o equipamento esteja apto a operar. Isso deve acontecer em junho ou, no máximo, em julho", conta Paulo Edson.

"Lado terra"

Ainda de acordo com o assessor do DER, a "lado terra" - áreas em que não há trânsito de aeronaves - do aeroporto está 90% concluído. A previsão é que as obras sejam finalizadas em março.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.