Volkswagen coloca mais 2,3 mil em lay-off no ABC

A suspensão temporária dos trabalhadores ocorrerá na fábrica de São Bernardo do Campo e eles ficarão em casa por cinco meses

Escrito por Estadão Conteúdo ,

A Volkswagen do Brasil vai colocar mais 2.357 trabalhadores em lay-off (suspensão temporária dos contratos de trabalho) a partir de segunda-feira (6) na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Eles ficarão em casa por cinco meses. 

Outro grupo de 220 funcionários dessa unidade já participa do programa desde 1º de junho. Nesta quinta (2) e sexta-feira (3) a empresa vai dispensar novamente todos os 8 mil trabalhadores da produção - de um total de 12 mil na fábrica - para ajuste da produção à demanda, segundo informa o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Essa medida, chamada de “shut down”, vem sendo adotada ao longo do ano.

Na terça-feira (30), a linha de montagem dos modelos Gol e Saveiro já ficou parada o dia todo por problemas de abastecimento de bancos fornecidos pela fabricante Keiper. A Volkswagen confirmou que não houve produção na última terça-feira (30) por falta de peças, mas não comentou sobre o lay-off nem sobre a parada de quinta e sexta-feira. 

Já não é a primeira dispensa de trabalhadores da Volkswagen neste ano
 
Em março, a Volkswagen suspendeu o contrato de 250 trabalhadores da sua fábrica em Taubaté (SP), dos quais 210 estavam em férias coletivas e foram avisados de que continuariam dispensados. Além do lay-off, a empresa também deu férias coletivas para todos os funcionários da unidade, nos dois turnos, por um período de 20 dias, que começou a contar no dia 30 de março.  
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.