Veja os cuidados para não cair em golpes imobiliários

Consumidor deve buscar informações tanto sobre o corretor como a toda a documentação do imóvel

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,
Para não cair em golpes imobiliários, o consumidor deve estar atento à documentação do imóvel, ao histórico da imobiliária e do corretor e desconfiar de vantagens como, por exemplo, a cobrança de preços abaixo da média do mercado. Casos em que um mesmo imóvel é vendido para várias pessoas, como o noticiado nesta segunda-feira (27) pelo Diário do Nordeste, poderiam ser evitados com uma consulta sobre o corretor no Conselho Regional de Corretores de Imóveis no Ceará (Creci-CE).
 
“O comprador pode buscar o Creci pelo telefone ou pelo site para saber se é um corretor credenciado. Esse não era”, diz o Apollo Scherer, presidente Creci-CE, sobre o caso que vitimou pelo menos 23 pessoas na Região Metropolitana de Fortaleza. “Se um corretor credenciado cometer algum deslize, ele será penalizado e, nesse caso, o consumidor tem a quem recorrer”.
 
Antes de fechar negócio, o presidente do Creci-CE diz que o comprador deve buscar o Registro de Incorporação, documento que indica que o imóvel está juridicamente perfeito e atesta a idoneidade do incorporador. Scherer diz ainda que é preciso desconfiar de descontos muito acima da média do mercado. “Acredito que com 30% de desconto, o consumidor já pode ligar o sinal de alerta. Não quer dizer que seja uma fraude, mas já é um grande desconto”, ele diz. 
 
Scherer alerta que é preciso ter muito cuidado com as ofertas de imóveis dispostas em placas nas ruas. Ele diz que quase a totalidade das placas que apresentam apenas o telefone do vendedor, sem o número do corretor junto ao Creci são contraventores, segundo constatou uma pesquisa da entidade.
 
Caso o consumidor não tenha familiaridade com a documentação e os trâmites de compra e venda de imóvel, é recomendável que busque ajuda de um advogado ou de um corretor credenciado.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.